Boiserie já ouviu falar?
Boiserie é um nome francês, e já percebemos o charme que ele trará. Se você não sabe ainda do que se trata, aqui explicaremos tudo para você.
O Boiserie foi originalmente criado na França, fato que ocorreu entre os séculos XVII e XVIII. Bem como, de lá para cá, ainda muito utilizado, vem atravessando os séculos possibilitando novas reinterpretações estéticas e o uso de novos materiais.
Inicialmente sua função era apenas de isolante térmico, pois sua espessura é suficiente para isolar as temperaturas. Mais tarde, com todas as atualizações, passou a ser utilizado na decoração, agregando elegância aos projetos atuais.
A princípio, o Boiserie era feito apenas por carpinteiros que dominavam essa arte. Porém hoje em dia, com a simplificação do processo de criação, é possível fazer em gesso, madeira, cimento ou isopor.
Portanto, trata-se de uma forma de emoldurar a parede, trazendo charme e elegância para seu lar. E ainda, tem a função de isolamento térmico.
Curiosidades sobre o Boiserie:
Antigamente era feito na carpintaria, e ao longo do tempo a técnica sofreu transformações para se tornar mais acessível. Assim, pode ser feita hoje, com outros materiais, em cimento, gesso e até isopor.
Durante a popularização do revestimento, um tipo de Boiserie entrou em cena. Esse tipo deslocou a madeira para o fundo do painel e depois, até eliminou a madeira do processo, abrindo espaço para alternativas com outros materiais.
E, ao contrário do que se possa imaginar, o uso dessas soluções nas molduras não prejudicou o impacto do efeito. Isso porque, a pintura era o objetivo final, pois somente com a pintura é possível criar o resultado que se deseja.
Ao investir em boiseries de molduras baratas como gesso e isopor, a preocupação deve ser torná-las resistentes aos impactos. Uma saída possível é aplicar tinta acrílica sobre as peças, o que atribui mais durabilidade ao modelo.
Efeitos diversos do Boiserie:
Se a sua escolha for por usar os boiseries nos ambientes, não pode confundir seu efeito com o de roda meios. Este, nesse caso, tem a função de repartir a parede escolhida em duas partes, por meio de uma moldura horizontal.
A ideia nos tempos atuais, para não sobrecarregar a decoração, é apostar em boiseries com design simples. Pode-se escolher cores neutras e texturas mais simples, e mesmo assim, o efeito será maravilhoso.
Contudo, os cuidados ao aplicar o modelo francês também devem estar voltados para a altura do pé direito do imóvel. Desta forma, quanto mais alto as placas e molduras forem instaladas, mais pesado será o resultado na decoração.
Para concluir:
Se seu intuito for deixar as paredes mais simplificadas mesmo, você pode dar essa quebra na mescla dos detalhes decorativos. Em seguida, a aplicação do Boiserie simples, você pode incluir móveis contemporâneos, luminárias inusitadas, tapetes e almofadas com tecidos estampados.
Por fim, caso deseje dar uma pegada mais atual ao utilizar os boiseries, inclua quadros ou arandelas dentre as molduras. Portanto, isso gera uma quebra na formalidade e embeleza mais ainda o ambiente da sua casa.