Dicas para escolher as cortinas da sua casa
As ideias de decoração são sempre bem-vindas. Se, portanto, você está se mudando ou deseja reformar os ambientes da sua casa, a procura por dicas para escolher as cortinas é muito importante para encontrar de fato, a melhor opção.
Em primeiro lugar, isso ocorre porque as cortinas são multifuncionais e necessárias não apenas para gerar um maior conforto e privacidade, como também para dar aquele toque de charme ao ambiente.
O fato, no entanto, é que no mercado, existe uma grande variedade de opções, cores, tecidos e tamanhos. São fatores que agregam a vários tipos de gostos, mas também geram a indecisão na hora de comprar. Por isso, selecionamos algumas dicas para escolher as cortinas da sua casa sem medo de se arrepender depois.
Veja a seguir:
Confira as medidas do local
A primeira das dicas para escolher as cortinas da sua casa é conferir as medidas do local que deseja colocá-la antes de fazer a compra. Isso será muito importante para instalar de forma adequada e não adquirir um objetivo que não sirva depois.
Por isso, meça altura e largura total e anote de forma precisa, podendo deixar um espaço entre os lados da janela, com cerca de 10 a 15 cm em cada lado. Para medir, você pode utilizar uma trena métrica de sua preferência.
Escolha o tecido da cortina
Após tomar as medidas da janela e do ambiente de forma adequada, uma das principais dicas para escolher as cortinas é definir o tecido. Para isso, você pode pesquisar modelos para ter como base em sites como Pinterest, para em seguida, fazer a compra.
Sendo assim, é preciso ter em mente um objetivo para o uso desse objeto. Por exemplo, se você deseja reduzir a luminosidade de um ambiente ao máximo, é importante escolher uma tonalidade mais escura. Ao mesmo tempo, é preciso levar em consideração toda a decoração do ambiente e encontrar um tecido que combine.
Caso você não tenha ideia da decoração ainda, é válido optar por estilos de cortina mais leves e versáteis, assim como tons mais neutros, que cabem principalmente em decorações casuais e modernas. Já em ambientes mais clássicos, as cortinas com tecidos maiores podem ser um sucesso.
Lembre-se de definir as cores
Ademais, uma das mais válidas dicas para escolher as cortinas, é definir bem as cores. Elas possuem uma grande participação na decoração, e também no conforto. Vamos supor, por exemplo, que você deseja aproveitar a luminosidade do dia. Nesse caso, é importante apostar em cores mais leves, tons de branco ou nude.
Da mesma forma, é preciso pensar em combinações para decoração casual, moderna, clássica ou despojada, o que dependerá da decoração do ambiente.
Atente-se aos aspectos práticos
Lembrar dos aspectos decorativos em si é fundamental. O fato, contudo, é que os fatores de praticidade também devem ser levados em consideração. Isso porque, é muito importante pensar em itens como:
- Lavagem: caso você não queira ter muito trabalho nas lavagens, escolha um modelo que permita maior liberdade de limpeza;
- Instalação: pense que será preciso retirar para a limpeza. Afinal, você não deseja ter dificuldades para colocá-la de volta, não é mesmo?
- Custo-benefício: não pense apenas no preço. Lembre-se de que a qualidade também é uma forma de economia, afinal, com uma boa escolha, a cortina terá maior duração e não precisará de troca com frequência.
Pensando nesses itens, é possível ter uma ideia do modelo de cortina que você deseja.
Decore a sua casa!
Por fim, esperamos ter ajudado você com todas essas dicas para escolher as cortinas da sua casa!
Após definir o modelo de cortina que você deseja, é importante lembrar do restante da decoração, a fim de deixar o ambiente ainda mais belo. A Obra e Lar possui uma série de produtos e utilidades para o Lar que farão a diferença na sua reforma.
No mais, continue acompanhando o nosso site para receber mais dicas como essa!