Melhores ferramentas para eletricistas
É essencial saber quais são as melhores ferramentas para eletricistas, pois as atividades que utilizam energia elétrica precisam de mais cuidados para que acidentes graves não aconteçam.
Mostraremos a seguir, a seguir, quais são as principais e como utilizá-las da melhor forma possível.
Sempre preste atenção à qualidade do produto para garantir que fique seguro quando estiver trabalhando. Verifique as normas de segurança para que não haja nenhum tipo de adversidade.
Saiba quais são as melhores ferramentas para eletricistas.
Veja a seguir os principais itens que todo eletricista deve ter para conseguir realizar seu trabalho com êxito, são elas:
- Alicate universal;
- Alicate de ponta fina ou meia-cana;
- Alicate decapador de fios;
- Chave inglesa;
- Chave de fenda;
- Chave Phillips.
Alicate universal
Utiliza-se essa ferramenta em diversas tarefas, ela tem o vão e a ponta com dentes permitindo, assim, segurar de variadas formas as superfícies como, por exemplo, ovais, quadradas, chatas, sextavadas.
Sua lâmina central e abertura lateral facilitam o corte de arames, com as partes internas do alicate, próximas ao cabo, existe a possibilidade de prensar também terminais.
Preste atenção quando usar esse alicate em atividade elétricas, observando se ele atende às exigências da norma regulamentadora NR10 e da 9699. Uma delas é a de que o cabo precisa ser de aço e possuir o isolamento ideal.
Alicate de ponta fina ou meia-cana
Ele contém algumas funções parecidas com o universal com a diferença de que ele tem o bico mais fino e comprido. Isto possibilita que o utilize em locais com acesso difícil, como, por exemplo, pinçar a fiação em um conduíte.
É possível modelar arames e fios com sua ponta alongada. Sempre fique atento à qualidade do produto, especialmente em relação ao isolamento do cabo e ao material de fabricação.
Alicate decapador de fios
Sua função é desencapar fios facilitando seu uso em variadas situações. Contudo, ele serve também para cortar fios e crimpar terminais.
Há diversos modelos deste alicate, sendo assim, é essencial observar as informações do fabricante identificando os tipos de terminais que podem ser crimpados e o tamanho da fiação que a ferramenta suporta.
Neste caso, se o objetivo for crimpar terminais, o cabo desta ferramenta não terá isolamento.
Chave-inglesa
Ela serve para aplicar torque em parafusos. Esse modelo é regulável, permitindo que se utilize em tamanhos diversos de parafusos. Há alternativas no mercado que não contam com o cabo isolado. Desse modo, verifique se o modelo atende às normas de segurança.
Chave de fenda
Ela serve para apertar ou afrouxar parafusos dos mais diversos tamanhos. Há modelos que possuem isolamentos. Sendo assim, quando for escolher, veja qual é o modelo mais adequado.
Chave Phillips
Ela é uma variação da chave de fenda, pois possui a ponta em um formato que lembra a cruz grega. Serve para apertar ou afrouxar parafusos em disjuntores ou outros equipamentos elétricos que utilizam esse formato.
Conclusão
Mostramos anteriormente as melhores ferramentas que os eletricistas utilizam para realizar o seu trabalho. Existem outras, entretanto, essas são as principais e mais procuradas.
A qualidade do produto é sempre muito importante, pois esses profissionais fazem o seu trabalho também utilizando a energia elétrica. Por causa do risco que correm é preciso que as ferramentas estejam sempre adequadas às normas regulamentadoras, principalmente referentes ao material de que o cabo é feito e o isolamento.
Sendo assim, escolha aquelas que melhor se adaptem ao seu trabalho e fique sempre atento à qualidade de seus materiais para que seu trabalho seja feito com toda a segurança possível. Desse modo, para saber mais sobre esse e outros assuntos interessantes, acesse nosso site da Obra e Lar.