fbpx
Sem categoria

Como evitar o trincamento do chão das quadras de esportes

Quadra de tênis interna

Saber como evitar o trincamento do chão das quadras de esportes é essencial para que haja mais segurança das pessoas que as utilizam. Por este motivo, é necessário sempre usar materiais de qualidade quando se faz uma quadra desse tipo.

A manutenção dessas quadras é fundamental para que esse tipo de problema não aconteça. 

Antes de conhecer dicas para evitar o trincamento do chão das quadras saiba mais sobre os tipos de pisos e o que acontece com cada um deles.

Saiba como evitar o trincamento do chão de quadras de esportes – tipos de pisos

Há dois tipos de pisos de quadras esportivas  que merecem atenção quando se trata de trincamento do chão, são eles, por exemplo:

  • Piso de concreto – É possível acontecer rachaduras depois de algum tempo, pois a resistência do piso diminui fazendo com que ele se torne mais frágil. As rachaduras são quase inevitáveis, contudo, a construção precisa ser feita com concreto que tenha boa qualidade, pois assim ajuda a diminuir esses danos;
  • Piso asfáltico – ele é ainda mais delicado do que o de concreto. Nesse caso as rachaduras se devem à falta de compactação do material. Esta compactação deve acontecer com um rolo ou compactador de placas  em camadas que não sejam superiores a 3 cm e a 5 cm. A grelha do sistema de drenagem de água precisa possuir menos de 95% da sua capacidade para que não cause fissuras e rachaduras devido às chuvas. Deve-se fazer a limpeza dessas grades semanalmente. A manutenção da quadra precisa ser realizada a cada dois anos.

Conheça melhor dicas de como evitar o trincamento do chão nas quadras de esportes

As três principais dicas para evitar que isso aconteça são: Tomar cuidado com os materiais que irá utilizar, rever o nivelamento e realizar pinturas e acabamentos adequados.

Piso da quadra de basquete
Piso da quadra de esportes

Tome cuidado com os materiais que irá utilizar

Ao construir uma quadra é preciso saber qual será a finalidade dela, pois uma quadra para clubes e escolas que também tenham outros eventos deve ser diferente de uma construção que se faz apenas para competições esportivas.

Isto significa que uma quadra que será mais utilizada pode ter rachaduras mais facilmente e isso trará mais riscos para os seus frequentadores. Sendo assim, é necessário fazer uma manutenção pelo menos uma vez a cada seis meses. 

Os materiais de qualidade garantem uma melhor durabilidade, evitando, assim, as temidas rachaduras. Mesmo assim, a manutenção é essencial.

O nivelamento é muito importante para evitar esse tipo de problema. O piso deve absorver impacto apresentando características antiderrapantes. Assim, quando alguém cair, esse impacto sobre o piso será menor e a pessoa não se machucará. 

A qualidade do concreto do piso é essencial para evitar rachaduras e fissuras. 

Piso da quadra de esportes
Piso da quadra de esportes

Realize pinturas e acabamentos adequados.

Deve-se fazer a pintura de acordo com cada tipo de piso. Por exemplo, a base asfáltica pede uma pintura com tinta acrílica oferecendo assim acabamento liso e homogêneo.

Já para o piso de concreto recomenda-se um revestimento impermeabilizante com tinta acrílica, epóxi ou poliuretano para áreas internas. Nas áreas externas por terem mais exposição à ação do tempo indica-se a resina acrílica que adere mais tinta.  

Sendo assim, tomando cuidado com o  material do piso, sua qualidade, as tintas que se deve utilizar e sua manutenção é possível evitar o trincamento do chão das quadras de esportes.

Desse modo, conheça mais nossos serviços e produtos acessando o nosso site.  

Compartilhe