fbpx
Casa e Decoração

Dicas na utilização de tintas para o Lar

Uma nova pintura é sempre uma maneira bem prática de renovar o visual das paredes ou a decoração de um cômodo. No entanto, comprar uma tinta nem sempre é uma tarefa mais simples. Isso porque têm diversos tipos de tinta, cada qual recomendado para a pintura de um determinado tipo de superfície, além dos mais variados tipos de acabamentos.

É a escolha certa do produto que definirá sua durabilidade

Assim, é importante saber identificar as diferenças básicas entre cada tipo de tinta, seus usos e aplicações. Então, é interessante identificar os tipos de tinta usados para os diversos tipos de ambientes e materiais.

É importante analisar seu espaço.

Observe o ambiente que você quer pintar a parede. Quais são os tons dos móveis? E dos objetos de decoração? Isso ajuda a entender a influência das cores na decoração e como combinar com o mobiliário que você já tem.

Verifique bem a iliuminação

As cores mudam de “comportamento” de acordo com a iluminação. Isso porque lâmpadas brancas acendem e clareiam tonalidades, enquanto as amarelas podem intensificar e esquentar as cores. Já as coloridas podem mudar totalmente a matiz na parede.

Qual tinta mais indicada para ser utilizada no banheiro e na cozinha?

A epóxi é a tinta recomendada para a pintura de áreas molhadas e para cobrir azulejos e pisos. A principal qualidade da tinta epóxi é o alto grau de impermeabilização, durabilidade e resistência. É, no entanto, uma tinta de aplicação complicada, que precisa de mão de obra especializada com conhecimento do produto e da técnica, uma vez que esse tipo de tinta tem catalizadores em sua fórmula para ajudar no processo de pintura. Por sua alta resistência à abrasão, pode ser limpa com produtos de limpeza comuns como detergentes.

E em ambientes externos?

Para este tipo de ambiente, o melhor tipo de tinta é a acrílica. A diferença está em sua fórmula, que contém resinas acrílicas que garantem alta impermeabilidade ao produto, tornando-o eficaz para a pintura de áreas externas que podem ser laváveis (ao contrário da acrílica econômica, que deve ser limpa apenas com um pano úmido). É indicada para a pintura sobre alvenaria, reboco com cal, gesso, cerâmica porosa, cimentados e tijolos em geral.

Qual é a melhor tinta para pintar portas e janelas de madeira,

As tintas à base de óleo e esmalte são as mais aconselhadas neste caso. O esmalte não é solúvel em água e é de maneira especial indicado para a pintura de superfícies de ferro e madeira, como janelas de ferro, corrimãos, estruturas metálicas e portas de madeira, especialmente em áreas externas, já que se trata de um produto impermeável. Esse tipo de tinta é muito resistente à ação da chuva e do sol e é encontrado em três tipos de acabamentos: fosco, acetinado e brilhante.

O verniz ainda é indicado para a pintura de superfícies de madeira. Ele forma uma espécie de película protetora que protege as superfícies de madeira da absorção de água. É achada na forma fosca, acetinada e brilhante. Além disso, existem também vernizes pigmentados, que imitam a cor da madeira, permitindo tingir ou restaurar sua cor original.

Busque inspirações

Antes de arriscar, reúna fotos de ambientes com as cores que você tem em mente. As referências da vida real vão te dar uma dimensão do que você deseja e pistas se a combinação de cores será certeira.

Compartilhe