fbpx
Obra News

Entenda mais sobre: Aplicação do cloro em piscinas

Aplicação do cloro em piscinas

Um dos erros mais recorrentes relacionados à adição de cloro na agua é causado pela impaciência das pessoas na hora de dissolver o produto. Quando o cloro é líquido este problema é quase inexistente, afinal, basta jogá-lo de forma espalhada na superfície e o cloro estará dissolvido. Entretanto, com o cloro em pó e principalmente o cloro granulado, é preciso certificar-se de que ele dissolveu completamente no balde antes de jogá-lo na piscina. Caso este procedimento seja negligenciado, o revestimento da piscina, especialmente se for de fibra ou de vinil, poderá ser danificado irreversivelmente.

Um outro erro comum na aplicação do cloro é utilizá-lo em excesso. O valor ideal para o cloro está sempre entre 1 e 3 PPM. Neste caso, “mais” não significa “melhor”! Em outras palavras, não se pode manter o cloro livre da piscina acima do limite pois o poder de oxidação do cloro atua também no revestimento da piscina. Se sua piscina for de fibra ou de vinil, você precisa prestar atenção neste limite! Apesar da tendência de melhora no aspecto visual da água, com mais de 3 PPM de cloro a piscina não pode ser utilizada! Nestes casos, o usuário da piscina pode sentir irritações na pele e ardência nos olhos.

Um outro erro extremamente comum, e muitas vezes cometido propositalmente, diz respeito ao manuseio do cloro. O cloro granulado emanam gases que, quando inalados, podem causar muitos danos à saúde. Contudo, o mais perigoso deles é o cloro em pó que, ao ser adicionado ao balde para dissolução, libera uma gigantesca quantidade de gás de cloro. Nossa recomendação é que, além do uso de máscaras, você possa manusear o cloro sempre na direção contrária do vento para que, ao colocá-lo na água do balde, o gás liberado seja soprado para o outro lado e não contra você.

Mediante a isso passaremos alguma dicas para manter o cloro na piscina

Para que o cloro faça seu trabalho na piscina mantendo-a desinfetada e pronta para o uso por um tempo prolongado, é interessante observar uma série de fatores!

Então as dicas aqui na verdade, serão para identificar e eliminar os fatores que contribuem para o consumo excessivo do cloro e aumentando consequentemente seu tempo de ação e eficiência na piscina.

Isso porque os cloros estabilizados são menos voláteis quando submetidos à ação dos raios solares. Se você optar por um cloro que não é estabilizado, e o utiliza ao meio dia, com sol a pino, muito provavelmente ao final do dia você não terá mais residual de cloro nenhum na piscina. A medida do pH, conforme já falamos em nosso texto sobre pH da piscina, é o que determina a acidez da água.

Sendo assim, quanto mais mecanismos tivermos para evitar que entre qualquer tipo de sujeira na piscina, mais tempo o cloro vai durar. Tudo que consome o cloro deve ser afastado da piscina na medida do possível, ou seja, folhas de árvore, óleo bronzeador, bordas e rejuntes sujos, roupas impróprias para banho (que soltam fios), suor excessivo, água da chuva e etc., tudo isso deve ser evitado! Como?

Ora! As folhas podem ser catadas com a peneira cata-folhas, o óleo bronzeador e o suor podem ser removidos com uma ducha antes de entrar na piscina, bordas e rejuntes podem ser esfregados com uma bucha macia, as roupas podem ser trocadas por sungas e biquinis, a piscina pode ser coberta para evitar a água da chuva e assim por diante…

Assim como mencionamos anteriormente, são muitos os fatores que a gente pode citar como fatores que prejudicam a ação do cloro na piscina, entretanto, tendo estes em mente você já maximiza bastante o tempo e a eficiência da ação do cloro.

Agora que você já conhece estas maneiras de manter o cloro na piscina por mais tempo, certamente poderá identificar aí em sua piscina o motivo da redução rápida do nível de cloro.

Compartilhe