fbpx
Casa e Decoração

Qual o efeito do cloro na piscina?

Como o cloro age na água? 

Ter uma piscina significa que em dias mais quentes você terá o prazer de se refrescar com mais facilidade, mas isso também significa que cuidados precisam ser tomados, cuidar da piscina é muito importante e muitos produtos precisam ser aplicados na água para garantir a saúde da piscina. Entre eles está o cloro, um dos produtos mais importantes na hora de se cuidar de uma piscina. Mas você sabe qual é realmente a importância do cloro na água da piscina? O que ele faz? Com esse texto você terá a resposta para todas essas perguntas.

Para que serve o cloro?

cloro é responsável por eliminar as bactérias que vivem na água da piscina. E como ele faz isso? Com uma simples reação química. Quando ele é dissolvido na água ele cria subprodutos como o ácido hipocloroso(HOCI) e o íon hipoclorito (OCL), os dois agem contra os lípidos deixando-os inofensivos. A diferença é que o hipocloroso age contra as bactérias em questão de segundos enquanto o hipoclorito demora cerca de meia hora para fazer efeito.

O que determina a quantidade de produção desses subprodutos é o nível de pH da água, mais um motivo para você manter o pH da sua piscina controlado. Se os níveis de pH estiverem muito altos a quantidade de HOCI será menor e levará mais tempo para que o cloro realize sua função. O cloro de uma maneira geral é responsável por deixar a piscina higienizada, mas isso não depende somente disso.

Os efeitos negativos do cloro

Embora o cloro seja uma eficiente ferramenta no combate as bactérias que vivem na água é preciso tomar alguns cuidados para que os efeitos não sejam prejudiciais ao ser humano.

Talvez o maior efeito seja o forte cheiro, porém quando misturado à água ele não tem cheiro algum. Quando está em pouco quantidade e se ligado com produtos nitrogenados cria-se um subproduto chamado cloramina, este sim tem um cheiro forte e não tem efeito desinfetante nenhum.

Um outro efeito colateral do cloro é a coceira, o cloro pode causar coceira ou irritações na pele. O que acontece é que o hipoclorito faz com que o tecido da pele se desintegre, causando a coceira, para evitar esse efeito é preciso tomar banho depois de sair da piscina, a famosa ducha.

Aplicar o cloro é de extrema importância para que a sua piscina se mantenha higienizada e bem cuidada.Mantenha sempre o níveis de pH e de cloro controlados e terá uma piscina saudável e limpa.

Fonte:https://poolrescue.com.br/blog/cloro/

Compartilhe