fbpx
Impermeabilização

Por que investir em Impermeabilização?

Impermeabilizante Tercyl D3

Expostos ao sol e à chuva, áreas como lajes de coberturas e telhados são partes da estrutura do imóvel vulneráveis aos efeitos da umidade. Sem a proteção correta, eles podem ser a porta de entrada para diversos problemas estruturais. E claramente, grandes transtornos e dores de cabeça para os proprietários.

Por conta disso, a impermeabilização é um processo recomendado para quem deseja manter a saúde de uma casa, um prédio ou qualquer outro tipo de edificação. Este breve guia vai apresentar as vantagens, as soluções e as áreas que precisam ter esse tipo de proteção.

A importância da impermeabilização

A infiltração é o primeiro problema que acontece por conta da ausência da impermeabilização. Apesar de ser um material resistente, o concreto utilizado na construção não impede que lajes, telhados e paredes absorvam a água da chuva. E com o tempo, a umidade começa a ocasionar problemas ao imóvel.

  • Comprometimento da estrutura: em edificações mais antigas, a alto nível de aquosidade pode enferrujar as armaduras das construções. E, como consequência, elas entram em processo de corrosão, o que irá afetar a sua estabilidade;
  • Descolamento de placas de revestimento e pintura: a umidade causada pela infiltração afeta o acabamento de tetos e paredes. Logo, eles ficam com uma aparência escura que indicam o acúmulo de água naquela região e se desprendem. E em alguns casos, podem causar mofo;
  • Danos às instalações elétricas do imóvel: Sem dúvidas, o maior perigo entre todos os problemas, pois podem expor as pessoas que circulam no local a grandes riscos, como um curto circuito ou até mesmo um incêndio.

A melhor solução: manta líquida

De fácil aplicação, as mantas líquidas são as melhores soluções encontradas no mercado para evitar as situações de infiltrações. O Impermeabilizante Tecryl D3, por exemplo, é uma manta impermeabilizante de alto padrão e que apresenta diversos benefícios.

O produto pode ser aplicado a frio diretamente na área a ser protegida, como uma laje de cobertura ou um telhado com telhas de cerâmicas ou metálicas. Em formato líquido, ele não deixa emendas e cobre todos os pontos fracos do local durante a aplicação.

Esse modelo de impermeabilizante, além de resistente aos raios ultravioletas, possui uma vantagem. Ao ser exposto ao sol, sua estrutura química inicia um processo de umidificação molecular. Assim, a manta torna-se flexível e elástica adaptando-se a qualquer movimentação estrutural, como dilatações e fissuras. Logo, ela garante uma proteção por muitos anos.

A preparação do produto

A preparação para aplicação de uma manta como o Impermeabilizante Tercyl D3 é muito simples. Recomenda-se que ela seja realizada em áreas limpas, niveladas e totalmente secas. Ou seja, em um local sem pedriscos, óleos, poeiras ou com irregularidades como poças de água. Essas interferências podem afetar no momento da fixação do produto.

Como uma tinta, a manta vem pronta para uso e deve ser aplicada na superfície com trincha, rolo de lã ou pincel. É recomendado passar de duas a quatro demãos cruzadas, realizando um intervalo para secagem. Em dias quentes, por exemplo, o produto pode secar entre 30 a 40 minutos. Contudo, tudo dependerá das condições climáticas do dia.

Uso em lajes de cobertura e telhados

As variações de temperatura causadas pela exposição ao sol e chuva fazem com que as lajes de cobertura e telhados sejam vulneráveis à fissuras, rachaduras e ação do tempo. Tudo isso podem tornar-se oportunidades para infiltrações, como dito antes. Por isso, necessitam de um cuidado com a impermeabilização.

Além disso, a aplicação da manta líquida em telhados e lajes agregam outra vantagem. Caso o material seja na cor branca ou clara, ele ajuda a regular a temperatura de uma casa ou de um apartamento que fica na cobertura. Ao refletir o calor do sol, evita que os ambientes interiores fiquem quentes durante o verão.

A proteção de calhas

Apesar da função da calha ser escoar a água da chuva dos telhados, elas também precisam ser impermeabilizadas. Principalmente, se foram feitas de alvenaria ou concreto, pois são materiais mais suscetíveis à infiltrações por conta da constante exposição à umidade.

A aplicação da manta líquida evita problemas como a corrosão das estruturas e manchas de bolor e musgos nas calhas. Por ser um produto com longa vida útil, seu custo benefício para manter as calhas protegidas deve ser considerado um ótimo investimento ao imóvel.

Excelente para caixas e reservatórios d’água

Nas partes mais elevadas de casas e prédios, as caixas d’água sofrem com a exposição à altas temperaturas e a umidade constante no interior delas causam deterioração da estrutura. O mesmo pode acontecer com os reservatórios d’água que ficam abaixo do terreno. E isso pode levar a problemas maiores como rachaduras e vazamentos que, além de causarem desperdícios, podem até prejudicar outras áreas da edificação.

Sem causar contaminações, o Impermeabilizante Tercry D3 pode ser aplicado nesses espaços. E, de acordo com o laudo apresentado pelo fabricante, ele é o mais indicado para a impermeabilização de locais de armazenamentos de água potável, pois não sofre nenhum tipo de alteração na sua fórmula ao entrar em contato com líquidos após estar seco.

É importante destacar que é recomendado a impermeabilização antes da instalação de caixas e reservatórios d’água. Com isso, haverá tempo suficiente para a fixação do produto sem prejudicar os moradores do imóvel. Da mesma forma que reforça a durabilidade destes espaços de reserva de água desde o primeiro dia de uso.

Mais vantagens da manta líquida

Além de tudo isso que foi apresentado, a manta líquida apresenta outras funcionalidades importantes para a impermeabilização. Como os exemplos abaixo:

  • Ótima aderência em superfícies com argamassa;
  • Tem a função de corretivo em áreas que não possuem aditivo impermeabilizante;
  • Pode ser utilizada para vendar pequenas fissuras entre 0,2 mm e 0,5 mm;
  • Existe variações de cores, permitindo que a pessoa escolha qual é a mais adequada para o local em que pretende utilizar.

Sem dúvidas, para quem pretende evitar problemas de infiltrações e comprometimento da estrutura do imóvel, a manta líquida é um item essencial para impermeabilização. E desta maneira, o proprietário terá uma casa ou apartamento muito bem conservado e longe dos efeitos causados pela umidade.

Assim como o Impermeabilizante Tercry D3, você pode encontrar outros produtos para a sua casa na Obra e Lar. Visite nosso e-commerce e descubra muitos outros itens que vão te auxiliar na preservação do seu imóvel.

Compartilhe