fbpx
Obra News

19 de Março é Dia do artesão/marceneiro.

O dia 19/03 foi instituído como o Dia do Artesão para homenagear este profissional que se faz presente em cada detalhe que manufatura. A data escolhida também faz referência a São José Carpinteiro, pai de Jesus no cristianismo.

Com o avanço da tecnologia e da praticidade que ela confere ao nosso dia-a-dia, muitas profissões ficaram para trás. Contudo, mesmo com o passar dos anos e a substituição de muitas delas, outras marcam sua particularidade. O artesão é uma delas, com criatividade e muita destreza suas produções únicas continuam fazendo presença.

Considerado patrimônio da cultura popular, o artesanato encanta pela arte criada a partir dos mais diversos materiais. Peças únicas e de acabamento surpreendente para quem trabalha predominantemente com as mãos. Sementes, tecidos, vidros, ferro, madeira, tudo isto vira riqueza nas mãos destes verdadeiros artistas.

O artesanato com madeira e a independência da criação com o DIY

O artesanato brasileiro é dos mais ricos e diversos do mundo

Garantindo inclusive o sustento de famílias e comunidades. É uma expressão dos costumes e tradições características da região que o produz. O trabalho pode ser realizado a partir de peças únicas ou em série a partir de uma diversidade de materiais.

Um dos mais preciosos trabalhos é realizado com madeira, uma vez que o material é bruto e ao mesmo tempo extremamente maleável. O trabalho do artesão com a madeira está predominantemente ligado a movelaria, ou seja, itens mobiliários, incluindo decoração.  Peças muito elaboradas e personalizadas são produzidas para este fim.

As habilidades e técnicas utilizadas durante o trabalho com a madeira são aprendidas geralmente por transmissão de conhecimento. Em virtude da difusão de cursos profissionalizantes e exigência de capacitação comprovada, cursos qualificados de marcenaria foram criados.

O corte exato e preciso, o tipo de madeira mais adequado, o acabamento, o verniz, o polimento. Trabalhar com madeira exige dedicação e cuidado na manipulação de uma peça. “Errar a mão” em um descuido é desperdiçar tempo, dinheiro e um corte de peça.

Nos últimos anos a madeira voltou a ser valorizada enquanto item para mobiliário. A cultura da economia sustentável vem favorecendo isto com a madeira reflorestada. Apesar dos cenários hightech encher os olhos ainda há um gosto pela rusticidade e aconchego da madeira nos ambientes. 

E é com esta mesma ideia de sustentabilidade que o conceito do DIY se popularizou. Criando não apenas fonte de renda quanto princípios de uma economia verde. Este conceito tem possibilitado ao artesão, profissional ou por hobby, encontrar mercado e função social, respectivamente.

Aprenda a conservar sua cola Super Bonder https://blog.obraelar.com.br/2019/03/18/aprenda-aqui-a-maneira-certa-de-conservar-sua-superbonder/

O que é o DIY?

Do it yourself

Mas afinal o que é o DIY? DIY é a abreviação do inglês para do it yourself, ou, faça você mesmo. Foi um movimento da década de 70 criado para fazer frente ao consumismo e capitalismo crescente. A ideia é que as pessoas se abstenham de adquirir produto ou serviço que elas mesmas possam confeccionar e realizar.

Incentiva muito o reaproveitamento e o uso de materiais inusitados para confecção desde móveis até lustres decorativos. Você pode tanto criar coisas novas ou mesmo aproveitar e/ou recuperar coisa usadas. Por isso sua visão é ecologicamente correta.

E por falar em ecológico, artesanato, marcenaria e DIY têm se fundindo bastante para fazer do lixo um luxo. Os famosos pallets de madeira nunca foram desejados como antes, são disputados nas feiras a fora. Com eles se fazem estofados, mesas, camas, armários e até decks de piscina.

É bom lembrar que o ponto forte do DIY é dispensar as habilidades de um profissional e pôr a mão na massa. Usar a sua criatividade e desenvoltura para transformar algo disforme e inusitado em um objeto funcional.

Como enxergar potencial nos materiais para criação?

Algumas pessoas podem achar complicado essa história de madeira, plástico, tecido, algumas ferramentas e uma ideia. Mas a inspiração pode ser encontrada da forma mais fácil que há, para quem não é lá muito criativo.

Com a popularização da onda do DYI muita gente tem entrado de cabeça, artesãos profissionais e curiosos. Assim, muitos deles compartilham de suas experiências em meios como blog, vídeos, redes sociais e outras mídias. Para quem está começando é uma ótima ideia de desenvolver um senso maior em relação aos recursos materiais. Mas, principalmente começar a enxergar destino útil para muita coisa que é descartada, apesar de poder compor algo muito belo.

Como já foi mencionado, o DIY não apenas cria, mas também renova. A sua cozinha ou qualquer outro cômodo da sua casa pode ganhar uma cara nova a partir de detalhes realçados. E quase sempre o seu custo haverá de ser o mínimo possível.

E esta é uma grande vantagem para quem pensa em fazer disso uma fonte de renda. Afinal, há muitas pessoas que se encantam com as criações, mas quando feitas por terceiros. E esta é outra vantagem do DIY, a possibilidade de criar peças únicas e personalizadas, dignas de verdadeiro artesão.

E não podemos deixar de falar sobre o lado terapêutico disto tudo. Comprovadamente, artes manuais são benéficas para a restauração e manutenção do equilíbrio da mente. Com o compasso acelerado da vida, muitas vezes atividades como esta nos “desligam” um pouco lá de fora.

E isto não vale apenas para os mais velhos. Os jovens são hoje os que mais sofrem com pressão social, seja o emprego, o vestibular, o curso. Muitas vezes a criatividade, o lúdico, a imaginação não acha espaço para se expandir. E todos nós precisamos exercer nossa imaginação e criatividade, é uma questão de saúde.

Por isso, comece a pensar em como poderia repaginar aquela cadeira velha que tanto gosta. Aquelas panelas antigas que já não se usa podem virar caqueiros estilosos. O brinquedo do filho quebrado seja talvez um ótimo porta-treco.

Trabalhos manuais representam o princípio da humanidade, onde tudo era obtido através do uso das mãos. Com a tecnologia, cada vez mais deixamos outros objetos fazerem as atividades por nós, compramos novo e jogamos fora o velho. 

Valorizemos o trabalho das mãos, valorizemos todo aquele que com mãos e talento criam obras de arte.

Compre agora produtos de qualidade com preços incríveis, entrega rápida e a comodidade que você merece na www.obraelar.com.br

Compartilhe