Impermeabilizante: onde aplicar e como usar
Proteger sua casa de umidade, infiltrações e fungos sāo os benefícios principais do impermeabilizante. Aprenda agora como e onde você vai aplicar o produto e dessa forma blindar sua casa.
Antigamente era muito comum aplicar o impermeabilizante somente na parte externa das casas, de tal forma que assim estaria impedindo que água e outros fatores externos penetrassem na estrutura. Mas logo se viu a necessidade de aplicaçāo do impermeabilizante também na parte interna das casas! O ideal é que essa etapa seja feita ainda na construçāo do imóvel mas mesmo que você nāo tenha tido essa oportunidade, ainda é possível fazer!
Aprenda Onde aplicar o Impermeabilizante
A aplicaçāo
Primeiramente identifique o tipo de superfície a ser impermeabilizada. Isso será importante para definir alguns processos que vāo garantir a efetividade do tratamento. Posto que, problemas como o escurecimento da superfície onde o produto é utilizado podem ocorrer.
Tijolo área externa
Se vamos trabalhar nessa superfície o material indicado sāo as resinas acrílicas. Ao mesmo tempo que sāo ótimos impermeabilizantes, também possuem proteçāo a radiaçāo ultra violeta.
O tijolo por ser um material poroso, necessita de uma mão de selador, para que assim possa impedir a absorçāo do produto impermeabilizador e por conseguinte evitar o aparecimento de manchas escuras.
Reboco externo
Nesse caso é mais simples. Basta utilizar uma tinta própria de preferência a acrílica pois é solúvel em água e parecida com a tinta látex, sem contar que ela possui alta impermeabilidade. Mas se você precisa de mais proteçāo a tinta emborrachada é a melhor opçāo. Ela possui acabamento fosco e é capaz de cobrir trincas e pequenas fissuras por meio de uma película elástica que acompanha o movimento das paredes. Também possui resistência a ação da chuva e do sol sendo assim, prevenindo o aparecimento de mofo, descascamento da parede e desbotamento da cor.
Aprenda a escolher corretamente cabos e fios elétricos aqui
Paredes internas
Nesse caso, o processo pode ser realizado quando há solo encostado na parede externa. No entanto, problemas como mofo ou infiltração também sāo encontrados na superfície.
Uma mistura de cimento com impermeabilizante resolverá o problema! Ainda que nessa hora você sinta pena, é necessário retirar todo o revestimento para fazer a aplicaçāo. Por isso, a fim de evitar o derramamento de lágrimas e o dinheiro voando do seu bolso, procure fazer a impermeabilizaçāo durante a construçāo do imóvel.
Impermeabilizando a laje
Talvez a dúvida de muitas pessoas esteja aqui. Primeiramente, existe uma variável. É importante saber se a laje tem transito de pessoas. Em uma estrutura onde há circulaçāo de pedestres é necessário a aplicaçāo de um material. A manta asfáltica. Especificamente dois tipo sāo usados para essas condições. A Manta Asfáltica de Poliéster e a Manta Asfáltica pré-moldada de Polietileno.
Já nas lajes sem tráfego apenas o impermeabilizante é capaz de resolver o problema. Nesse último caso, recomenda-se o uso do produto com tom mais claro e assim garantir um maior conforto térmico.
Impermeabilizando piso
Cozinhas, banheiros, áreas de serviço e varandas possuem grande exposiçāo a agentes causadores de infiltraçāo. Logo, é de suma importância blindar os pisos desses respectivos locais e evitar danos estruturais e muita dor de cabeça. Vamos lá.
Recomenda-se o uso de concreto e/ou argamassa com aditivo para a execução de contrapisos e regularizações, reduzindo assim a permeabilidade.
Após execução do contrapiso, aplique o impermeabilizante em todo o piso, criando uma barreira impermeável por formação de película.
Atençāo
Aguarde 7 dias no mínimo para aplicação de cerâmica. Para pintura PVA, devem-se aguardar 14 dias, e para pintura acrílica devem-se aguardar 28 dias.
Dica importante
Em qualquer processo de impermeabilização recomenda-se aplicar o impermeabilizante sempre considerando a direção da fonte de geração de umidade ou infiltração.
Por exemplo, quando há infiltração, percebemos ela por meio de manchas na parede ou no piso mas a umidade, na maioria dos casos, está infiltrando pelo outro lado da laje ou parede. Ou seja, sua origem é externa à mancha verificada na parede. Isso significa que devemos impermeabilizar o local onde a umidade está entrando e não o local da mancha. Assim, a pressão de umidade se dará sob o impermeabilizante que é capaz de barrar a umidade. Se a impermeabilização fosse feita do lado errado, oposto à direção de origem da umidade, ocorre o problema da pressão negativa e não ocorre a devida proteção do local.
Gostou das dicas? Aproveite e compartilhe com seus amigos e parentes!
Compre agora produtos de qualidade com preços incríveis entrega rápida e a comodidade que você merece na www.obraelar.com.br