fbpx
Elétrica

Saiba como escolher cabos e fios elétricos

Uma das partes mais importantes em qualquer projeto, a escolha correta dos cabos e fios elétricos são fundamentais para garantir o bom funcionamento correto de todo o consumo de energia elétrica de uma empresa, residência, fábrica e condomínio. Saber escolher a bitola correta de um cabo elétrico para a utilização de aparelhos como ar condicionado, pode fazer uma enorme diferença na conta de luz por exemplo.

Mas como escolher corretamente?

Existem diferentes tamanhos e espessuras de cabos elétricos. Um bom projetista é capaz de escolher corretamente os cabos necessários para cada parte da obra, com base no projeto arquitetônico.

Com espessuras que variam de 0,50mm² à 300mm², os cabos elétricos normalmente são revestidos de PVC sintético.

Tipos de fios e cabos

Apesar de os fios e cabos serem, na prática, muitas vezes chamados simplesmente de condutores, pois a finalidade de ambos é exatamente a condução de eletricidade, é preciso saber que, tecnicamente, o termo condutor se refere apenas à parte interna metálica desses produtos. Os fios são compostos por esse metal cilíndrico, flexível e maciço e podem ser fabricados com ou sem isolação. Eles ainda podem ser usados na produção de fios encordoados, que podem ser isolados entre si e também em seu conjunto, reunidos, formando os cabos.

Fio sólido

Esse tipo de fio é feito de cobre e PVC 750V – material que isola a tensão elétrica, evitando que o cabo transfira eletricidade para outros materiais. É mais utilizado em quadros elétricos, tomadas, chuveiros e em instalações residenciais e industriais mais simples, em que não são necessárias a flexibilidade do fio.

Justamente por ser pouco flexível não deve ser dobrado, uma vez que se esse fio romper, pode causar a interrupção da corrente elétrica. Por esse motivo também é que os fios sólidos normalmente não são a primeira opção de compra – apenas caso o profissional que está cuidando da instalação ou do projeto recomende este modelo.

Cabo flexivel e cabo rígido

Assim como os fios sólidos, estes cabos também são feitos de fios de cobre e isolados em PVC. Os cabos rígidos e flexíveis são os mais habituais e usados em diversas instalações elétricas – internas e fixas de luz, em residências, industriais, comerciais, entre outras. Possuem a mesma capacidade de condução de energia e indicações de uso que o fio sólido, no entanto, eles se diferenciam em sua flexibilidade.

Os tipos mais comuns de espessura são até 750V e até 1000V. Para você comparar melhor: quanto maior a espessura do PCV, maior a capacidade de isolar a tensão elétrica. Cabos com 1KV (1000V), por exemplo, são mais usados em indústrias e entradas de rede predial.

Cabos PP

sse modelo possui grande flexibilidade e é muito usado para ligações de eletrodomésticos, como aspirador, e outros aparelhos mais profissionais, como furadeiras e máquinas de solda. São utilizados também no mercado automotivo. Os cabos PP são formados por condutores de fios de cobre. Possui esse nome por ter duas capas de PVC, uma dentro da outra, podendo ter duas ou mais pontas internas para fazer a ligação. São bem resistentes e seguros.

Cabos paralelos

Esses tipos de fios e cabos são recomendados para a instalação de aparelhos pequenos e portáteis e objetos de iluminação como abajures e lustres. Os cabos paralelos também são constituídos por fios de cobre e são considerados flexíveis. Sua espessura varia entre 2×0,5mm² a 2x4mm².

Compartilhe