fbpx
Sem categoria

Tipos de fios elétricos: Aprenda a função deles.

Você sabe exatamente quais são os tipos de fios elétricos, e pra que realmente cada um deles serve?

Essa é uma pergunta que muitas pessoas não sabem responder, porque não têm conhecimento sobre o assunto.

Então, iremos mostrar para você tudo sobre os tipos de fios elétricos e também a função de cada um deles.

Você sabe o que são cabos e fios?

De uma forma em geral os fios e cabos elétricos são de extrema importância quando se trata de uma instalação elétrica ainda mais residencial.

De modo que, os fios são os responsáveis por conduzir a corrente elétrica até o ponto de instalação de uma forma segura.

Portanto, se não existissem os cabos e fios não seria possível gerar, transmitir e distribuir a energia elétrica.

Quando falamos em cabos e fios elétricos podemos dizer que os dois têm a mesma finalidade, pois servem para conduzir a corrente elétrica.

Contudo, a fabricação dos cabos e fios são feitos de forma diferente, de modo que, os fios condutores são feitos apenas com um fio.

Então, os fios têm uma característica de ser mais rígidos por causa da sua forma construtiva, sendo conhecido também como cabos sólidos.

Agora, os cabos elétricos condutores, são compostos por vários fios condutores, que são todos entrelaçados formando apenas um cabo, isso faz com que eles sejam mais flexíveis.

Como podemos ver os fios elétricos são de extrema importância para a parte elétrica pois são eles que conduzem a corrente elétrica.

Por esse motivo é muito importante comprar produtos de qualidade, que você somente encontra na Obra e Lar, onde tem os melhores fios.

Os tipos de fios elétricos

Abaixo listamos para você os tipos de fios elétricos que existem e também qual a função de cada um deles.

Fio Sólido

É um fio feito com cobre e PVC, sendo assim que o PVC faz a função de isolamento da tensão elétrica, não deixando a eletricidade passar para outros materiais.

O Fio sólido é um dos tipos de fios elétricos que são utilizados em tomadas, quadros elétricos, chuveiros em instalações elétricas residenciais em geral.

Cabo flexível e cabo rígido

Os cabos flexíveis e rígidos são fabricados com fio de cobre e também tem o isolamento em PVC, e esse tipo de cabo é usado em várias instalações elétricas.

De modo que, eles possuem a mesma capacidade de conduzir energia e também as mesmas indicações de instalação do fio sólido.

Cabo PP

Um dos tipos de fios elétricos são os cabos pp que são muito flexíveis em relação aos outros modelos citados acima. 

Geralmente eles são utilizados em aparelhos com furadeiras, máquinas de soldas e também em eletrodomésticos, pois são cabos resistentes e seguros.

Cabo paralelos

Esses tipos de cabos também são chamados de cabos flexíveis e sua fabricação é de fio de cobre como os outros.

E são usados em instalação de aparelhos portáteis e pequenos e também em objetos como abajur e lustre.

E lembre-se que os melhores cabos você só encontra na Obra e Lar, venha nos fazer uma visita.

Compartilhe