Preservação ambiental: por que separar o lixo é importante?
Preservação ambiental: por que separar o lixo é importante?
Separar o lixo é uma questão de vida! Preservar o meio ambiente é uma responsabilidade de todos e começa com pequenas atitudes diárias que parte do nosso meio de habitação e vão para a sociedade como um todo.
Uma dessas atitudes é a separação do lixo doméstico de maneira adequada, pois alivia os aterros sanitários e reaproveita muitos itens. Assim, a reciclagem tende a preservar os recursos naturais além de gerar renda para os catadores de lixo.
No entanto, essa ainda é uma atitude pouco desenvolvida aqui no Brasil. Entenda porque separar o lixo faz com que você ajude a preservar o meio ambiente.
Separar o lixo: O que são recicláveis?
Recicláveis são todos aqueles itens que podem ser reaproveitados, transformando-se em novos produtos que podem ou não servir para o mesmo objetivo.
A sua separação torna possível sua reutilização. No entanto, quando ela não é feita de forma adequada, muitos produtos que poderiam ser reciclados perdem a sua validade.
Assim, o ideal é que você consiga separar em sua casa : garrafas pet, latinhas, vidros, papéis ( caderno, cartões, entre outros), papelão, madeira, canos, esquadrias, produtos eletrônicos e seus componentes. Assim, você poderá então dar um destino adequado a todos eles.
Como separa o lixo adequadamente?
Para que você possa separa o lixo adequadamente, é importante que você saiba os procedimentos adequados para que assim ele seja reaproveitado em maior porcentagem.
Dessa forma, tente separar o lixo da seguinte maneira:
Lixos orgânicos – Alguns tipos de lixos orgânicos podem ser reaproveitados como adubo, como é o caso de restos de legumes e cascas de frutas. No entanto, caso não seja possível, ele deve ser separado do restante dos outros lixos, levando em consideração de que não será reaproveitado.
Lixos recicláveis- existem vários tipos de lixos recicláveis que devem ser separados de maneira adequada para que possam ser aproveitados da melhor maneira. São eles:
- Embalagens de papelão: em nosso dia-a-dia consumimos diversos produtos, como leite, sucos, entre muitos outros. O ideal é que antes de coloca-los em sacolas, você abra estas caixas e esvazie todo o conteúdo delas.
- Embalagens de plástico e latinhas: as embalagens de plástico e as latinhas também devem ser esvaziadas. No caso das latinhas, o ideal é que você as amasse pois assim, é possível aproveitar maior espaço.
- Papéis: o ideal é que os papéis estejam secos para que possam ser destinados para reciclagem. Lembrando que papel higiênico não é um item reciclável.
O que não é reciclável?
Existem alguns tipos de resíduosque não são recicláveis como por exemplo, o papel carbono, fita crepe, fotografias, filtros de cigarro copos de papel, cabos de panela, tomadas, espelho, porcelana, cristal.
Em primeiro lugar preste muita atenção para as pilhas e baterias de celular que precisam ser devolvidas ao fabricante ou serem depositadas em coletores específicos.
As embalagens para separar o lixo também são importantes, sendo assim, o recomendável é que você escreva qual é o tipo de lixo que está depositando nelas.
E se você precisa de sacos para recicláveis, então tenha acesso a um produto acessível e de qualidade, acesse aqui e obtenha bons sacos de lixo para a separação dos recicláveis.
A Obra & Lar tem um compromisso com você e o meio ambiente, por isso sempre trazemos mais inovações para facilitar a sua luta na preservação do meio ambiente.