Papel de parede: suas diferenças, aplicação e tendências
Um papel de parede é uma das muitas maneiras de mudar o ambiente. Afinal, esse é um item fácil de ser adquirido. Além disso, não é muito caro. E, muitas vezes, não precisa de mão de obra especializada para a sua colocação.
Por isso, é sempre uma das primeiras opções quando as pessoas desejam dar um “up” nos seus ambientes. Sem contar que ele é completamente adaptável a qualquer ambiente. Desde cozinhas e banheiros até quartos e salas.
Além disso, permite que seja feito o uso da criatividade. Dessa maneira, pode ser aplicado em paredes inteiras ou apenas como um detalhe em áreas menores. E você, quer descobrir um pouco mais sobre os segredos do papel de parede? Então, continue a leitura!
Qual é a diferença entre papel de parede e adesivo de parede? Como é a aplicação de cada um?
Primeiramente, a dúvida que muitas pessoas têm é com relação à diferença entre papel de parede e adesivo de parede. Então, veja a seguir as descrições de cada um, bem como as suas formas de aplicação.
Quer receber dicas exclusivas e cupons de desconto? Faça seu cadastro em Obra&lar.
Papel de parede
Esse item é excelente para mudar a cara dos ambientes. Além disso, é de fácil limpeza e conservação, o que é um ponto extra para ele. Mas, o seu grande diferencial é com relação à aplicação. Ou seja, é bem provável que seja necessário o uso de mão de obra especializada.
Isso acontece porque será necessário o uso de uma cola especial para o trabalho. Além disso, o profissional ainda será responsável por medir e cortar os papeis, de forma que a aparência fique bonita. Por conta da sua durabilidade, ele tem um excelente custo-benefício.
Adesivo de parede
O adesivo de parede é aquele que já vem como uma cola própria nele. Ou seja, ele é um autoadesivo. Por isso, ele é bem mais versátil e pode ser utilizado tanto em paredes completas como apenas em detalhes. Até mesmo em móveis, pode se fazer o seu uso.
E uma das suas grandes vantagens é que a sua aplicação é mais fácil. Mesmo assim, é essencial que as instruções da embalagem sejam seguidas à risca para a aplicação. Assim, é possível que sejam evitadas bolhas de ar, imagens desalinhadas e a perda da cola.
No entanto, os adesivos têm uma durabilidade menor que o papel de parede. Eles podem desbotar ou até mesmo descascar. Principalmente, se ficarem em ambientes que recebem luz solar.
Por isso, o custo-benefício pode não ser tão bom. Mesmo assim, os adesivos são uma ótima ideia de decoração. Principalmente, se houver uma grande rotatividade da decoração do ambiente.
As principais tendências de papel de parede na atualidade
O ano de 2020 já está pela metade. Mesmo assim, ainda há tempo de decorar a sua casa seguindo as maiores tendências de decoração. E isso inclui conhecer quais são as tendências quando se trata de papeis e adesivos de parede.
Resumidamente, as tendências atuais de papel de parede são os que lembram a natureza, com folhagens. Além disso, tons de verde e menta estão em alta. Bem como estampas com cores alegres e marcantes, que podem ser utilizadas para detalhes. Então, qual opção você escolher?
Veja também: 5 tendências de porcelanato para você se inspirar