Material escolar: Como economizar na hora da compra
Chegou a hora de voltar a comprar material escolar para os pequenos.
De acordo com pesquisa feita pelo Procon, cada vez mais compradores procuram materiais escolares mais cedo do que o normal.
Uma pesquisa feita pelo órgão mostra também que os pais tendem a gastar mais com material escolar este ano.
O primeiro impulso do comprador pode ser comprar tudo de uma vez e acabar logo com a tortura.
Isso pode economizar tempo e até sua sanidade, no entanto, certamente não vai economizar seu dinheiro. Enfim, a paciência é a chave para a economia.
Como economizar dinheiro com material escolar
Os pais podem economizar provavelmente até 50% se, primeiro lugar, fizer as compras em casa, antes mesmo de pensar em ir até a loja.
A primeira coisa a se fazer é sair pela casa procurando coisas que estão perdidas por alí e que podem ser usadas. Você pode se surpreender.
Contudo, se precisar sair, provavelmente a dica mais óbvia é: não compre tudo de uma vez.
É recomendável acompanhar diariamente e com antecedência as promoções das lojas em suas redes sociais, TV, jornais ou na internet.
Caso esteja em alguma loja e encontre alguma oferta, não compre por impulso. Isso é exatamente o que os varejistas querem que você faça.
Se você precisa comprar giz de cera e ele está barato naquela loja, vá direto até ele, pague e saia da loja, assim não será tentado a comprar mais nada.
Fique sabendo que nem sempre as lojas mais populares são o melhor negócio quando o assunto é material escolar.
Escolha bem o local da sua compra
Aproveite para excluir as lojas de material de escritório, geralmente mais caras, e corra das lojas de grife em shoppings, como aquelas de lápis e papéis especiais.
Você não vai comprar material escolar para o Salvador Dali ou Michelangelo e seus filhos, com certeza, vão destruí-los rapidamente.
Preste atenção, você pode encontrar alguns itens em grandes varejistas por um valor bem menor.
Por fim, se for possível, junte um grupo de pais e compre a granel em grandes redes de supermercados. Essa pode ser uma boa opção para economizar algum dinheiro.
Você pode também transformar um produto mais simples em algo pessoal. Compre uma pasta um pouco mais barata e faça com que seus filhos a personalizem.
Junte algodão, adesivos e até clipes de papel como matéria prima e deixe que eles deem um toque especial às suas próprias coisas.
Acima de tudo, não é problema tão grave caso seu filho não apareça com todos os materiais escolares da lista no primeiro dia de aula.
Eventualmente os suprimentos podem ficar mais baratos alguns dias depois do início do ano letivo.
Por fim, o Procon dá algumas orientações para economizar antes da volta às aulas:
- Reaproveite materiais de anos anteriores;
- Negocie descontos melhores com os estabelecimentos comerciais;
- Pesquise pela internet;
- Se comprar pela internet, preste atenção aos prazos de entrega e de cancelamento da compra.
A Obra & Lar oferece excelentes preços para a sua compra escolar. Clique no link e confira as nossas ofertas.
Além disso, temos entrega expressa, parcelamos em até 6 vezes sem juros e damos desconto de 5% para compras acima de quinhentos Reais pagas no boleto.