fbpx
Casa e Decoração

Renove o Guarda-roupa usando tintas para tecido

tintas para tecido

Renovar o guarda-roupa é o sonho de toda mulher. Por isso, aprenda como renovar as roupas velhas usando tintas para tecido, tornando-se uma alternativa econômica e prática para criar diversos looks. 

Desse modo, é possível dar vida nova aquela roupa que já foi favorita, mas que está desbotada. Esse tipo de técnica não é um bicho de sete cabeças igual muitas pessoas imaginam.

Muito pelo contrário, o tingimento caseiro é um processo fácil de realizar, que pode ser muito divertido para a pessoa que tem interesse em criar roupas novas e o melhor de tudo com estilo único. 

Renovar o guarda-roupa com tintas para tecido

Existem alguns fatores antes de iniciar a técnica para renovar o guarda-roupa utilizando tintas para tecido. Pois apesar da técnica ser muito fácil e simples, existe um processo de tingimento, nesse caso é necessário considerar alguns fatores para chegar no grande resultado final, veja:

  • Qual é o tipo de tecido;
  • A cor da tintura a ser aplicada;
  • A marca da tinta.

De modo geral, os tecidos mais fáceis de tingir são aqueles que contêm fibras naturais, como os de 100% algodão, já os tecidos sintéticos são mais complexos. 

Do mesmo modo a cor e o modelo da roupa influenciam na hora da pigmentação e, por isso, a indicação é sempre as roupas mais claras e que não possuem estampas. Esses modelos são as melhores opções para quem está iniciando. 

Qual material usar para tingir roupa

Muitos materiais podem ser utilizados para o processo de tingir as roupas. Então, o passo mais importante é saber utilizar a tintas para tecido correto e quais os materiais necessários para realizar o trabalho.  

tingindo roupa

Dessa maneira, você vai precisar dos seguintes itens:

  • Panela grande;
  • Uma colher de pau;
  • Água;
  • Bacia;
  • Tinta para tecido;
  • Luvas de borracha;
  • Vinagre branco.

Como tingir a roupa

pintando roupa

Veja o passo a passo de como usar tinta para tecido para renovar a roupa:

  1. Lave a roupa: é necessário lavar a peça de roupa que vai receber as tintas de tecido. 
  2. Dissolva a tinta: coloque as luvas de borracha, agora em uma panela dissolva a tinta de tecido em água, conforme consta nas instruções do fabricante. 
  3. Coloque a peça de roupa para tingir com a tinta: ao colocar a roupa na panela, deixe ferver por aproximadamente 30 minutos, mexendo continuamente com auxílio da colher de pau, para que não ocorra manchas. 
  4. Deixe de molho: após enxaguar a roupa, coloque-a de molho na bacia com vinagre branco e água, pois eles servirão como fixadores da cor. 
colorindo roupa
  1. Enxágue e seque: pronto, você já está no último passo que é enxaguar a roupa e colocá-la para secar, devendo ser sempre na sombra, para garantir a qualidade da tintura. 

Atenção: é de extrema importância conferir a instrução que consta na etiqueta da roupa antes de iniciar o processo de renovação da peça, pois existem alguns materiais que não podem ser lavados com água quente. 

Compartilhe