fbpx
Casa e Decoração

O que preciso impermeabilizar em casa para evitar infiltrações?

evitar infiltrações

Aprenda o que você precisa fazer para evitar infiltrações em casa, já que é um problema muito comum nas paredes, deixando o ambiente com uma aparência muito desagradável. 

Quando se inicia uma reforma ou construção de casa, existem alguns itens que são essenciais como as instalações hidráulicas e elétricas. No entanto, a maioria das pessoas acabam esquecendo um produto muito importante que é a impermeabilização de modo geral. 

Esse ponto é essencial, pois ela garante uma obra de qualidade, evitando os problemas futuros. 

Como evitar infiltrações?

Para evitar infiltrações na residência, é preciso impermeabilizar as paredes da casa, ou seja, protegendo contra a passagem de vapores ou líquidos que podem ser causados pelo banho, limpeza, chuva, entre outros.

Então sem a utilização do impermeabilizante, qualquer residência, seja ela casa ou apartamento, as consequências podem aparecer a qualquer momento, como os bolores e mofos. 

Desse modo, ao planejar uma reforma ou construção, é muito importante se preparar para gastar com o impermeabilizante durante a obra. Pois ele gera um custo-benefício excelente ao ser comparado com os danos futuros, diante do mofo, por exemplo,Uma vez que o trabalho para remover toda a contaminação do local, envolve quebrar o que já está pronto.

 Além disso, ter a dor de cabeça de correr atrás de revestimentos idênticos ao do local para cobrir os reparos. Isso tudo, sem contar na sujeira e na mão de obra. 

evitar infiltrações em casa

O que impermeabilizar em casa?

Existem diversas maneiras de evitar infiltrações em casa, já que elas causam o desgaste do imóvel, mofo e bolor. Portanto, impermeabilizar o imóvel é muito importante para a saúde de todos que residem no local, além de proteger o patrimônio. 

Desse modo, os benefícios são enormes, devendo ser feito no início da construção e com o passar dos anos realizar uma nova impermeabilização por conta do desgaste naturais, como sol, chuva e altas temperaturas, além dos vazamentos que podem surgir. 

Por isso, veja quais os locais que podem ser aplicados o impermeabilizante para evitar infiltrações:

casa
  • Fachadas que estão expostas a chuva, como janelas;
  • Reservatórios e caixas d’água;
  • Telhados;
  • Estacionamento (garagem) e nos pátios;
  • Alicerces da construção;
  • Piscinas.

Objetivo da impermeabilização para evitar infiltração

O maior objetivo da impermeabilização é evitar e conter a água para que não cause desgaste, rachadura, fungos, deterioração do ambiente. 

Os danos causados pelas infiltrações vão muito além da questão estética, pois eles podem atingir a parte estrutural da residência. Portanto, o processo de impermeabilização é de extrema importância para garantir a vida útil da estrutura, assim, diminuindo as chances de futuros prejuízos. 

infiltrações em casa

Desta forma, existem dois tipos de impermeabilizantes, sendo a rígida e a flexível. 

A flexível é para as áreas expostas, que podem sofrer infiltrações, umidade e rachaduras. Esse tipo de produto pode ser moldado no local ou pré-fabricado. 

A rígida é para os locais que não sofrem mudança de temperatura. Portanto, indica-se para elevadores, vigas de baldrames e subsolos.

Desse modo, não perca mais tempo e aplique o impermeabilizante em sua residência. 

Compartilhe