fbpx
Sem categoria

Limpeza e cuidados com sua caixa d’água

Você sabia que a limpeza da caixa d’água deve ser feita com frequência para não comprometer a saúde das pessoas que a utilizam? Sim, pois ter esse cuidado é essencial e precisa ser feito de seis em seis meses.

Dessa maneira, na hora de realizar a limpeza é necessário tomar alguns cuidados, mas o próprio morador pode realizar esse trabalho.

Na maioria das residências, as caixas d’água se encontram em locais de difícil acesso ou até mesmo com risco de queda. No caso das caixas grandes, por exemplo, de condomínios, o ideal é procurar uma empresa especializada.

Limpeza da caixa d’água

Para realizar a limpeza da caixa d’água é preciso utilizar apenas água sanitária, numa porção adequada para a remoção e higienização da sujeira.

Desse modo, é proibido o uso de escovas de aço, vassouras, palha de aço e objetos semelhantes. Além disso, nunca usar detergentes, sabão, removedor e outros produtos químicos.

Uma dica muito importante é manter sempre a caixa d’água bem tampada, para que não entre sujeiras, insetos e animais pequenos. Portanto, esse cuidado evita a transmissão de doenças e também que seja preciso realizar limpeza extra.

Passo a passo para a limpeza

1. Para realizar a limpeza da caixa d’água, inicie fechando o registro ou apenas prenda a boia;

2. Higienize primeiro a tampa da caixa e remova-a;

3. Mantenha um palmo de água dentro da caixa, mas deixe a saída tampada (para evitar que a sujeira escoe pelo ralo), agora lave o interior da caixa utilizando apenas um pano úmido. Se a caixa for de fibrocimento, indica-se escovar com cerdas de plástico ou fibra vegetal.

Fica proibido usar escova de aço, sabão, vassoura, detergentes, entre outros produtos químicos;

4. Retire toda a sujeira e a água da limpeza utilizando uma pá de plástico, panos e baldes. Para finalizar, seque o fundo com pano limpo;

5. Quando a caixa estiver totalmente seca e com a saída fechada, coloque um palmo de água e também adicione 2 litros de água sanitária (esta proporção é para uma caixa de 1.000 litros);

6. Esta solução precisa repousar por duas horas. Para molhar as paredes internas da caixa e também a tampa, utilize caneca de plástico ou balde. Esse procedimento é necessário fazer a cada meia hora, até que a caixa esteja cheia;

7. Após dar o tempo de duas horas é preciso abrir a saída e esvaziar toda a caixa. Acione as descargas e abra todas as torneiras para desinfetar as tubulações da casa;

8. Agora abra o registro ou solte a bóia. A primeira água é indicada para lavar pisos ou banheiro.

Importância da limpeza

É muito importante realizar a limpeza e cuidados da caixa d’água periodicamente. Caso o cliente more em condomínio, ele deve consultar o síndico para entender como está a limpeza da caixa do prédio e se é feito dentro do período.

Gostou da dica de como realizar limpeza na caixa d’água? Então não deixe de conferir as outras dicas da Obra e Lar.

Compartilhe