Como proteger a casa da dengue (dicas de como evitar acúmulo de água e dicas de sanitização de ralos e cômodos com nossos produtos e repelentes)
Proteger a casa da dengue vem sendo uma preocupação é tanto para as pessoas, pois ela provoca sintomas como dor de cabeça, nas articulações, náuseas, no corpo, manchas vermelhas no corpo e febre acima de 39°C.
Por isso, é muito importante manter a casa sempre protegida desses insetos. Para isso, é necessário sanitizar os ralos e evitar o acúmulo de água, por toda a residência, incluindo o quintal.
Desse modo, a prevenção é feita com práticas muito simples que ajudam a evitar a reprodução do mosquito transmissor. Então, elimine plantas, garrafas e pneus que acumulem água.
Dicas para eliminar os focos de água
Muitas pessoas não têm ideia de como é importante que todos os indivíduos tenham cuidados para reduzir as chances de transmissão da dengue. Veja abaixo quais são os cuidados para a prevenção:
1- Eliminar todos os focos de água
O mosquito da dengue adora uma água parada para se prolifera. Por isso, é importante eliminar todos esses focos de água para evitar que o mosquito consiga se reproduzir. Veja como:
- Guardar as garrafas sempre com a boca virada para baixo;
- Manter todos os pratos de plantas e flores com areia;
- Manter sempre limpa as calhas dos canos;
- Colocar os lixos em sacos fechados;
- Não jogar nenhum tipo de lixo em terreno baldio;
- Manter caixas d’água, piscinas e baldes sempre tampados;
- Deixar os pneus ao abrigo da água e chuva;
- Eliminar tampas de refrigerantes, cascas de coco, copinhos plásticos em sacos que possam ser lacrados.
- Antes de descartar as latas de alumínio, furá-las, para não correr o risco de acumular água;
- Lavar sempre o bebedouro de animais e aves pelo menos uma vez na semana.
2- Aplicar larvicidas para proteger a casa
Nos locais onde possuem bastante focos de água parada como ferros-velhos, depósito de sucata e lixões, é feita regularmente a aplicação de larvicidas, ou seja, produtos químicos capazes de eliminar as larvas e os ovos do mosquito.
Entretanto, esse tipo de aplicação precisa ser feito por profissionais treinados, que são os agentes que a secretaria de saúde disponibiliza para realizar o trabalho.
A quantidade e o tipo de aplicação variam muito das larvas encontradas e, geralmente, esses inseticidas não provocam nenhum dano à saúde humana. Desse modo, veja onde pode ser feita as aplicações:
- Focal: é a aplicação de uma pequena quantidade de larvicida que vai diretamente na água parada, como pneus e plantas.
- Perifocal: a larvicida é espalhada por um aparelho que solta gotículas, deve ser feita por pessoas que possuem equipamentos de proteção individual e treinadas.
- Ultra Baixo volume: é feito através de uma fumaça que auxilia na eliminação de larvas dos mosquitos.
Além disso, existe a visitação domiciliar dos agentes comunitários de saúde, que possui o maior objetivo de detectar e também de destruir os reservatórios de água, para acabar com o acúmulo de água e reduzir os focos transmissores.
Gostou do nosso Artigo? Então, proteja a casa dos transmissores de dengue com os produtos da loja Obra e Lar.