fbpx
Casa e DecoraçãoFerramentas

Como fazer piso cimento queimado

cimento queimado

Está na moda usar o cimento queimado, mas apesar do nome, não envolve altas temperaturas ou fogo para deixar bonito. 

Na verdade, é um tipo de argamassa feita com uma mistura de areia, água e cimento, que é preparada no ambiente que será a aplicação. 

Por isso, veja o passo a passo de como fazer esse tipo de piso, para deixar o ambiente mais bonito e gastando muito pouco. 

Como preparar o piso:

  1. Preparar o piso

Para aplicar no piso o cimento queimado que for regular e liso é preciso fazer inicialmente um chapisco para criar aderência do cimento. 

  1. Argamassa

Nesse passo é necessário preparar a argamassa que é constituída por quatro medidas de areia e uma de cimento. A mistura é feita com água até obter uma consistência bastante cremosa.

Então, aplicar a cada 2 metros nas juntas de dilatação, para evitar que o cimento rache. 

  1. Aplicação do cimento 

A massa é feita com cimento, água e areia e aplicada juntas. Desse modo, para que o piso fique nivelado, indica-se a altura de 3 centímetros aproximadamente. 

O cimento queimado tem a aplicação bastante parecida com o piso cimentado. 

  1. Queimando o piso

Aqui encontra a principal diferença entre o cimento queimado e o piso cimentado. Na massa de cimento úmida, é necessário polvilhar o pó de cimento cobrindo a área. 

Após a massa ser toda absorvida é necessário alisar o pisa utilizando uma colher de pedreiro ou desempenadeira. 

piso cimento

Caso queira deixar o cimento queimado colorido, indica-se misturar o pó de cimento com pigmentos feitos à base de óxido de ferro, por exemplo, o pó xadrez. Se quiser uma cor mais claro, utilizar pó de granito ou pó de mármore. 

  1. Finalização

 O cimento precisa secar por dois dias, após isso lavar utilizando sabão de coco e água. Ao ser feito dessa maneira, o chão consegue obter um aspecto neutro e sem conter brilho. 

Caso queira o cimento queimado com brilho é necessário aplicar produto como a cera, resina de proteção ou verniz. 

O ideal é aplicar cinco demãos de resina ou cera incolor. Além disso, o uso semanal de cera transparente também consegue reduzir os custos com as aplicações em resinas. 

Aplicação com cimento queimado 

O cimento queimado é muito barato e versátil. Ele se encaixa perfeitamente nos projetos que contam com uma proposta rústica, principalmente nas obras mais contemporâneas. 

parede cimento

Esse tipo de piso facilita na hora de realizar a limpeza, além de poder aplicar em várias peças da construção civil. Desse modo, faz com que os ambientes fiquem com sensação de serem integrados e mais amplos, já que parecem formar uma única peça.

Então, indica-se usar na sala, parede de cozinha, varanda, escritório ou até mesmo em outros cômodos. Esse tipo de piso também serve para os ambientes externos que possuem um design diferenciado. 

Gostou da dica de como fazer cimento queimado? Então continue lendo as dicas da Obra e lar. 

Compartilhe