Como funciona o sistema tintométrico?
Quando se trata de pintura de construções e ambientes, é necessário considerar alguns fatores. Portanto, é de extrema importância ter variações de cores disponíveis na loja. Sendo assim, conheça sobre o sistema tintométrico ao longo deste artigo.
Ter variedades de tintas no estoque além de ser um pouco elevado para o orçamento, pode acabar ficando com produtos encalhados, o que torna muito desafiador. Para isso, esse tipo de sistema é utilizado, pois gera algumas vantagens para o empreendimento.
Gostou dessa curiosidade, continue nos acompanhando para entender tudo sobre essa tecnologia maravilhosa!
Sistema tintométrico
O sistema tintométrico é uma tecnologia que ajuda as lojas na hora de realizar a venda das tintas conforme a necessidade do seu público, pois é um programa de computador, junto com um equipamento físico que auxilia nas vendas.
Essa tecnologia consegue preparar diversas cores e tipos, conforme as suas fórmulas, personalizadas ou pré-determinadas, que acabam unindo os pigmentos concentrados, através de sua base branca, para poder entregar o tom desejado ao cliente.
Sendo assim, dentro de suas funções está incluso o planejamento de dosagem, mais a combinação do tom, para chegar até a cor desejada do elemento para envasar o produto final.
Por que utilizar esse sistema?
O sistema tintométrico gera diversas vantagens na loja de material de construção, tanto para o empreendimento quanto para o cliente. Conheça todas as vantagens:
- Variedade nas vendas: essa técnica utiliza até 4 solventes diferentes, entre eles a água e o solvente, que consegue complementar vários tipos de função e superfície, além das suas necessidades técnicas, que pode conter até 16 pigmentos concentrados que consegue gerar milhares de cores e tonalidades, para que os clientes encontrem a cor ideal para o seu objetivo final.
- Exatidão para que o cliente goste: nem sempre é uma tarefa muito fácil encontrar a cor exata que o cliente deseja. Por isso, ao utilizar o sistema tintométrico, acaba reduzindo as chances de acontecer algum erro na hora de vender a tinta.
- Qualidade de fábrica dentro da loja: a loja pode produzir as tintas com a mesma qualidade da fábrica, utilizando as bases, tecnologias e pigmentos no sistema tintométrico, para ter os mesmos critérios da cor, como: durabilidade, intensidade da cor, aderência e cobertura.
- Estoque reduzido: esse tipo de sistema é perfeito para as lojas de materiais de construção, pois ajuda a reduzir o estoque, além de conseguir atender todos os clientes e, com isso, evitando que os produtos fiquem parados.
Desse modo, o lojista irá armazenar somente as bases, para poder transformá-las em outras tonalidades. Ou seja, o espaço de armazenamento será menor e utilizará pouco produto.
- Redução de resíduos: com esse sistema, o consumidor consegue adquirir somente o que irá precisar. Como ponto positivo, o cliente voltará sempre que precisar na sua loja para comprar mais.
Além disso, o lojista não vai precisar descartar os produtos velhos, com isso, reduzindo o descarte de resíduos de tintas, minimizando os custos com a logística e aumentando de maneira significativa a sustentabilidade.
Onde comprar?
Gostou do nosso artigo? Continue acompanhando o site Obra e Lar para agregar os seus conhecimentos.