fbpx
Obra News

Dia Internacional do Riso: Benefícios de um bom humor para a saúde

O riso é a expressão facial mais reconhecida no mundo inteiro. Ele é uma linguagem universal e dispensa maiores interpretações. Mesmo os bebês não precisam serem ensinados a fazê-lo, desde pequeninos quando amadurecem na interação com o ambiente sorriem.

Por ser uma expressão emocional está intimamente ligado ao nosso bem-estar. O riso voluntário e genuíno comprovadamente desencadeia reações benéficas para o organismo humano. O bom humor por ele representado pode inclusive prevenir doenças.

Com o ritmo frenético e estressante em que vivemos, rir tem ficado para poucos. A insegurança e o isolamento têm tirado o riso de muita gente. Porém, redescobrir no riso um aliado para a saúde pode te acrescentar alguns anos a mais de vida.

Por que nós sorrimos?

Os humanos são seres sociáveis, vivem em comunidade e interagindo com outras pessoas. Sendo assim, é preciso ser dotado de habilidades para cativar e aproximar pessoas. O riso é, sem dúvida, a melhor ferramenta que utilizamos para este fim.

Nenhuma outra espécie na natureza possui a capacidade de sorrir. E não, as hienas não sorriem, suas “risadas” na verdade identificam a faixa etária dominante na sua estrutura social.  Apenas o homem consegue utilizar esta expressão facial repleta de significado e emoção.

Pesquisadores da neurociência analisaram imagens cerebrais buscando a origem fisiológica do sorriso. E o que eles descobriram foi que existem uma variedade imensa de sorrisos. Sorrimos por prazer, alegria, satisfação, demonstrar simpatia, entre outros.

Contudo, apesar de muitas emoções culminarem com o sorriso, neurologicamente eles são diferentes. E isto se reflete até mesmo na anatomia do sorriso. Ao sorrir por vergonha não mantemos a mesma expressão de quando sorrimos ao ouvir uma piada.

A mesma pesquisa também descobriu que o riso desencadeia os reflexos espelhos. São aqueles estimulados quando visualizamos em outras pessoas. Por isso quando vemos alguém sorrir sentimos vontade de fazer o mesmo, assim como o bocejo. O riso é contagiante!

O riso e o bom humor

O bom humor costuma se definir como uma força de caráter onde há uma visão otimista da adversidade. É a demonstração de um estado emocional positivista que se expressa principalmente pelo riso, mas também com palavras e gestos.

O indivíduo bem-humorado busca sempre amenizar a tristeza, “desengessar” o ambiente pesado, enxergar meios de resolução. A potencialidade do seu estado consequentemente consegue sensibilizar outras pessoas e as moverem para a mesma vibração.

Não é de hoje que se conhecem os benefícios do bom humor e do riso. Mesmo quando não havia tecnologia para pesquisas profundas, empiricamente o homem notava os efeitos do humor positivo. Note frases de famosos dos séculos passados:

 “O bom humor é essencial, o que nos salva. No minuto em que surge, toda nossa irritação e ressentimento somem, cedendo lugar a um espírito radiante.” Mark Twain, escritor e humorista norte-americano.

 “Sei perfeitamente que o destino me reserva bem duras provas. Mas, coragem! Com bom humor tudo se suporta…Com bom humor!” Goethe, escritor alemão.

Benefícios comprovados do bom humor e do riso para a saúde

O riso é sim o melhor remédio! Pessoas avessas ao riso e ao bom humor têm muito mais chances de desenvolverem doenças. A sensação de bem-estar provocado pelo bom humor está associada à descarga de neurotransmissores cerebrais.

Alguns deles são a dopamina e a serotonina, duas substâncias que estão em baixa num cérebro estressado e conflituoso. Se tem algo que trazem tanto o corpo quanto a mente ao estado de equilíbrio é o bom humor risonho.

Aumento da imunidade

Durante gargalhadas genuínas os níveis de cortisol, hormônio do estresse, baixam significativamente. Nosso corpo produz endorfinas e provoca o relaxamento como um todo.

Combate as rugas

Quando sorrimos movimentamos 12 músculos faciais, mas ao gargalhar colocamos 24 deles para trabalhar. Já pensou eu ginástica fácil gratuita e divertida? Com toda essa movimentação em ritmo constante a pele estica, prevenindo o aparecimento de rugas.

Sistema circulatório

Quando estamos rindo o nosso ritmo cardíaco aumenta consideravelmente, indo de 80 a 120 em pouco tempo. O aumento deste ritmo aumenta consequentemente a intensidade da circulação sanguínea, aumentando assim a oxigenação dos tecidos irrigados abundantemente.

Melhora da função pulmonar

Quando gargalhamos a absorção de oxigênio pelos nossos pulmões aumenta, e também a expiração se torna mais forte. Assim, eliminamos excesso de dióxido de carbono e outros resíduos gasosos, significando uma desintoxicação e limpeza.

Colesterol e diabetes

Estas são duas patologias que comumente estão associadas e precisam de controle severo. Pesquisas realizadas descobriram que dar boas risadas pode aumentar os níveis de colesterol bom no sangue, o HDL.

Além disto boas gargalhadas podem diminuir a pressão arterial, diminuir os riscos de doenças cardíacas e melhorar a digestão.

O bom humor e a sensação de bem-estar podem ser auxiliados por uma alimentação equilibrada e exercícios físicos. Além é claro de atividades prazerosas como hobbys particulares.

O bom humor e as boas gargalhadas estão muito associados ao poder de cura do organismo. E isto não se restringe ao âmbito esotérico ou espiritual. A terapia do riso tem sido muito difundida e defendida nos campos da medicina.

Muitas instituições contam com visitas de voluntários com a temática do entretenimento e da diversão. Isso é muito comum em alas para pacientes oncológicos e os benefícios para os mesmos são efetivamente notados. A alegria impulsiona e renova o organismo, refaz esperanças e direciona a mente para a fé na cura.

Portanto, procure incluir mais o riso em sua vida, tente encarar as coisas de forma mais branda. Não é fácil no mundo em que vivemos, mas é preciso encarar como um remédio para o corpo e mente. Rir é de graça e não faz mal.

Assista mais comédias e menos noticiários, leia, ouça e conte piadas. Sorria de volta quando lhe sorrirem, cultive o bom humor. A falta de cultivo do bom humor tem gerado uma sociedade doente, depressão, ansiedade, estresse. É preciso redescobrir o prazer e a saúde no estado de ânimo.

Sorrir há de ser sempre o melhor remédio!

 

Compartilhe