fbpx
Impermeabilização

5 vantagens da impermeabilização na construção civil

impermeabilização na construção civil

Pouco se ouve falar sobre a impermeabilização na construção civil, no entanto, seu papel é fundamental e indispensável em qualquer obra.

Essa é inclusive é uma das etapas responsáveis por prolongar ou encurtar a vida útil de uma edificação.

Isso porque esse sistema tem a função de servir como uma barreira contra infiltrações em diversas partes da construção, desde a fundação até a alvenaria.

Sistemas de impermeabilização

Existem diferentes sistemas de impermeabilização que devem ser utilizados conforme as exigências do local a ser aplicado.

Portanto podemos classifica-los em dois tipos, as impermeabilizações rígidas, realizadas com aditivos químicos e agregados, e as impermeabilizações flexíveis, feitas normalmente com materiais compostos de polímeros e elastômeros.

Afinal, quais as vantagens da impermeabilização na construção civil? Continue a leitura no artigo, pois iremos destacar 5 delas.

Vantagens da impermeabilização na construção civil

Não há dúvidas de que a impermeabilização na construção civil deve ser executada de maneira eficaz para que não hajam futuros problemas na construção. Pular essa etapa ou executa-la de qualquer maneira, pode trazer muitos prejuízos.

Por isso veja agora quais as 5 principais vantagens da impermeabilização na construção civil:

1ª Evita patologias na construção

Em primeiro lugar a umidade ou vazamento de água nas estruturas de concreto armado de edificações, seja uma casa ou um apartamento, acarreta na corrosão da armadura de aço.

Assim levando ainda a deterioração da estrutura em concreto, que compromete seriamente a estabilidade da construção.

Ao realizar um serviço adequado de impermeabilização na construção civil, você evita não só essa, como também outras patologias possíveis na edificação.

2ª Economia no final das contas

Muitas pessoas acabam pecando nessa etapa da construção e deixando de lado a impermeabilização por considerar seu custo muito alto, contudo é um grande equívoco.

Já que o custo gerado para corrigir o serviço que não foi executado, é bem maior, além de causar inúmeros transtornos.

Agora imagine ter que reformar uma obra com pouca idade? Além do gasto com a impermeabilização que deveria ter sido feita antes, você terá que pagar novamente vários outros serviços que já foram executados anteriormente, mas que foram prejudicados pela umidade.

3ª Preservação da estética

Provavelmente você já deve ter estado presente em um local que apresentava emboloramento no teto, umidades ascendentes nos rodapés de paredes ou quem sabe vazamento em lajes.

Por isso esses fatores acabam influenciando para uma estética desvalorizada, deixando os locais com mofo evidente, as pinturas e revestimento com cor escura e em alguns casos se desfazendo.

Dessa forma é que realizando uma boa impermeabilização, você preserva a estética de sua casa ou empresa.

4ª Maior durabilidade da construção

Quando a impermeabilização na construção civil é bem projetada por pessoas habilitadas e executada por profissionais qualificados, você tem a garantia de que a sua obra terá maior durabilidade.

Não apenas em termos estéticos, como em termos estruturais, já que a sua obra se torna mais segura.

Impermeabilização na construção civil: Evita umidade

Construções sem impermeabilização, ou com o serviço mal executado, tendem a gerar maior umidade aos ambientes.

Assim a umidade favorece a proliferação de fungos, além de provocar inúmeros problemas alérgicos, conjuntivite, asma e até rinite.

Por isso que a impermeabilização na construção civil é de suma importância e não deve ser ignorada ou executada de qualquer maneira, por qualquer pessoa.

Fique sem de olho

Assim ao contratar uma empresa especializada no serviço de impermeabilização na construção, é a melhor forma de se precaver de possíveis problemas de execução e aplicação dos métodos de impermeabilização.

Gostou de saber mais? Então compartilhe o artigo em suas redes sociais para conscientizar outras pessoas e não se esqueça de deixar o seu comentário.

Compartilhe