fbpx
Casa e Decoração

Como eliminar o cupim da sua casa? Confira 5 dicas!

eliminar cupim

Os cupins são pequenos insetos que podem agir de forma silenciosa em uma casa ou apartamento. Eles preferem ambientes amadeirados e bibliotecas, pois a celulose é o material de alimentação preferidos desses pequenos insetos. Mas afinal, como eliminar o cupim da sua casa?

Com o intuito de responder a essa questão, fizemos este breve artigo especialmente para você. Aqui abordaremos as 5 principais dicas que você deve seguir para eliminar o cupim da sua casa. Continue lendo o artigo e saiba tudo sobre o assunto!

Confira as 5 principais dicas de como eliminar o cupim da sua casa

Trataremos agora das 5 principais dicas para eliminar o cupim da sua casa: Analisar os móveis amadeirados, utilizar óleos naturais, elimine o ‘caminho’ do cupim, utilize o calor para exterminar o cupim, aplique inseticida anti cupim.

1. Análise os móveis amadeirados e a sua biblioteca

Conforme destacamos anteriormente, o material de alimentação preferido do cupim é a celulose. Por sua vez, a celulose se encontra em grande escala na madeira e no papel. Desse modo, é muito comum que os cupins prefiram ambientes amadeirados e bibliotecas para se instalarem.

Assim sendo, você deve analisar primeiramente os locais que apresentam as características citadas anteriormente. De forma geral, os móveis amadeirados são armários, mesas, guarda-roupas e madeiras em geral. Todavia, há paredes ou pisos com esse material. Avalie a realidade da sua residência e identifique possíveis focos de cupim.

Ao descobri-los, comece a tomar atitudes para sanar o mais rápido possível. Dessa maneira, a manutenção e prevenção são etapas muito importante para manter o cupim longe — e eliminá-lo.

2. Utilize óleos naturais para eliminar o cupim

Uma boa alternativa para eliminar o cupim é utilizar óleos naturais sobre a superfície dos móveis amadeirados. Entre os óleos mais indicados, destacamos o óleo de vetiver ou lavanda. Ele deve ser aplicado sobre a superfície do objeto amadeirado, evitando que os cupins se aproximem dele, pois cria uma capa de proteção.

Em áreas já infestadas pelo cupim, você pode aplicar os seguintes óleos: laranja, neem ou cravo. Por outro lado, o óleo de canela é indicado tanto para prevenir quanto para tratar superfícies infectadas pelo cupim.


3. Elimine o ‘caminho’ do cupim

O cupim constrói uma capa de proteção no seu caminho que liga a sua ‘colmeia’ ao móvel ou superfície amadeirada. Desse modo, é importante que, ao identificar o caminho e a localização do cupim na sua casa, você faça a limpeza do local, eliminando o cupim da sua superfície.

Além da limpeza, é importante que você aplique o inseticida anti cupim a fim de eliminá-lo completamente do local. Após a limpeza inicial, com o intuito de eliminar o cupim do móvel ou superfície, é necessário que se faça limpezas periódicas no local, a fim de evitar que a infestação de cupim reapareça.

4. utilize o calor para eliminar o cupim

O cupim é um inseto que não se dá bem em regiões ou locais muito quentes. Dessa forma, prefere regiões sombreadas e úmidas. Uma das formas de eliminá-lo, portanto, é induzindo calor na superfície onde ele está alojado.

Para tal, é necessário induzir calor em dutos de ar, utilizando para tal os queimadores de propano. Como é um processo muito técnico e perigoso, é necessário contar com ajuda profissional para realizá-la.


5. Aplique inseticida para eliminar o cupim

Por fim, é fundamental que você use inseticida para eliminar o cupim, pois é a maneira mais eficaz para eliminá-lo de forma definitiva. A aplicação do inseticida anti cupim é simples, bastando aplicar de forma direta sobre a superfície.

Jimo Cupim
Jimo Cupim, o Exterminador de Cupim

Todavia, vale destacar alguns pontos. É necessário aplicar o inseticida algumas vezes. Caso aplique só uma vez e esqueça o local, é provável que o foco de cupim retorne. Além disso, é interessante aliar a aplicação do inseticida com outras medidas, especialmente as limpezas periódicas e aplicação de óleos de prevenção, citados anteriormente.

Sendo assim, eliminar o cupim da sua casa é uma tarefa fundamental para manter a sua casa bela e funcional. Apresentamos ao longo deste artigo as principais medidas que você deve tomar para tal. E você, o que está esperando para comprar o inseticida anti cupim mais adequado para o seu problema?

Gostou do texto? Conheça nossos inseticidas!

Compartilhe