fbpx
Obra News

O Dia do Amigo e Dia Internacional da Amizade

O Dia do Amigo e Dia Internacional da Amizade foi instituído no dia 20 de Julho com o intuito de celebrar uma das relações mais importantes para o ser humano. Já dizia o velho ditado “Quem tem um amigo tem um grande tesouro” e é isto que esta data vem nos lembrar.

Amigos de infância, escola ou trabalho, estas pessoas se tornam fundamentais para que tenhamos qualidade de vida e fazem com que nosso dia fique mais feliz. Perto ou longe, os amigos são pessoas importantes em nossa história, fazendo parte de quem somos.

No Brasil, a data é marcada por manifestações de carinho nas redes sociais, mas ao contrário de alguns países, a troca de presentes ainda não é muito comum aqui.

Dia do Amigo – Origem

O Dia do Amigo teve suas origens na cidade de Buenos Aires, no ano de 1999, e a partir de então, a data é comemorada.

Criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro, o mesmo, nascido em 1924 e falecido em 2008, presenciou a chegada do homem na lua e acreditava que este era um símbolo de união entre os humanos.

Assim, a ideia é de que juntos os povos poderiam conseguir superar desafios impossíveis.

Febbraro então começou a divulgar suas campanhas neste dia e desta maneira, a data passou a ser comemorada em outros países.

Por que ter um amigo é tão importante?

Muitas vezes, a nossa conexão com a família não é muito boa, são muitas diferenças entre pensamentos e ações, o que faz com que nos sintamos sozinhos e perdidos no mundo.

Ter um amigo permite que entendamos que não somente as conexões de sangue são importantes, mas também as conexões de alma.

A amizade é o símbolo da reciprocidade, do amor fraternal, do diálogo e do silêncio, do respeito por alguém que você admira assim como da empatia e do altruísmo.

Um amigo poder ser um conselheiro e também um companheiro nas horas difíceis. Ele pode estar ali, mesmo quando a maioria das pessoas não estão.

Um amigo te apoia e mesmo sendo contrário a algumas ações suas, respeita suas decisões.

A ciência já comprovou que amizades verdadeiras ajudam na manutenção da saúde e permitem uma vida mais longínqua.

Os amigos são irmãos nascidos de outra mãe

Amigos são irmãos que não nascem na mesma família, talvez não possuam a mesma cor ou raça que você.

Eles estabelecem uma conexão mais profunda e mostram o valor do ser humano independentemente de qual seja sua cor ou raça.

O amor de um amigo se assemelha a um amor por um irmão. Você sabe que considera alguém seu verdadeiro amigo, quando é capaz de fazer tudo que está ao seu alcance para ver esta pessoa bem e feliz.

Ser amigo é suportar o sucesso do outro

A humanidade é cercada por sentimentos ruins, como raiva, inveja e ciúmes. Ser um amigo de verdade é suportar ver o outro feliz sem desejar que seja ao contrário.

É entender que cada um tem a sua hora e o seu momento e celebrar as conquistas desta pessoa que você gosta tanto. É torcer cada vez mais para que ele consiga conquistar todos os seus sonhos, e se possível, ajudar nesta caminhada.

Amizade não é perfeita, mas é nas imperfeições que é possível enxerga-la

Um amigo de verdade não vai concordar com todas as suas atitudes, pelo contrário, muitas vezes vocês irão discutir e até mesmo ficar sem se falar.

Somos pessoas, com pensamentos e sentimentos diferentes e é natural que discordemos e nos magoemos.

Mas o que transforma uma amizade em algo verdadeiro é saber que por mais que você discorde desta pessoa, por mais que vocês estejam brigados, você sempre se amarão, sempre estarão lá um para o outro quando for preciso.

Amizade não é algo perfeito, amizade é algo construído.

Um amigo não se compra nem se vende

Amigos são pessoas que estão interessadas apenas no que você é, e não no que você pode oferecer.

Um amigo não está ligado à sua condição social ou ao que você tem, mas no que você como pessoa pode proporcionar e se é possível contar com você em todos os momentos, assim como, ele pode contar com você.

Amigo não é dinheiro, bebida, carro ou ostentação, é amigo é alma e essência por trás de todas as máscaras do mundo.

Valorize seus verdadeiros amigos

Verdadeiros amigos são como joias preciosas e devemos cuidar para que eles não se machuquem e para que esta amizade seja conservada.

Um amigo de verdade vale mais do que 1000 amigos falsos. Por isso, você precisa entender que não é quantidade que importa, mas sim, a qualidade.

Não dê presente, seja presente. Aconselhe, escute, abrace, ame.

A presença não precisa ser física, uma vez que não podemos estar fisicamente em todos os lugares, mas tem que ser notada, com uma mensagem de “Tudo bem? Você precisa de algo?”.

Sua presença faz com que seu amigo se sinta valorizado e amado, tendo condições para suportar todas as adversidades deste mundo.

Faça o seu melhor, se dedique. Você não irá se arrepender daquilo que fez, mas sim, daquilo que não fez.

Perdoe quando for preciso

O perdão também é um exercício dentro da amizade, muitas vezes, as pessoas fazem algo que não gostamos, nos magoam e nos machucam profundamente.

Não guarde estas dores para si, perdoe quando for necessário e entenda que seus erros são diferentes dos erros dos outros, mas isso não te torna nem melhor, nem pior que eles, apenas ter torna humano como eles.

Perdoe quando for necessário e não deixe que as amarguras do seu coração destruam o que é mais importante para você.

Celebre a amizade e não deixe que, quando verdadeira, ela se perca por nada neste mundo.

Ter um amigo é o melhor presente que você pode receber na vida.

Compartilhe