fbpx
Casa e Decoração

Aprenda a como usar o espelho na decoraçāo

Aprenda a como usar o espelho na decoraçāo com dicas super simples

Esse item tāo desejado e adorado pode ser seu grande aliado na decoração porém, se usado da forma errada ou em excesso, pode se tornar uma grande vilão. Afim de sanar suas dúvidas, preste atenção neste artigo e utilize-o com moderação! Aprenda a como usar o espelho na decoraçāo.

Primeiramente vamos passar alguns conceitos. Espelhos com molduras douradas e rebuscadas remetem a um estilo de decoração clássico. Os com moldura em madeira nos remete a um estilo mais rústico contudo, os com formato orgânico, com ou sem moldura, sāo sem dúvida um conceito moderno. Desse modo, nesse sentido é  muito importante que a escolha da moldura converse com os demais elementos de decoração do ambiente.

C:\Users\Mauro Jasmin\Documents\DI\ARTIGOS\espelho clássico.jpeg
Espelho com moldura clássica
C:\Users\Mauro Jasmin\Documents\DI\ARTIGOS\espelho madeira.jpeg
Espelho com moldura de madeira
C:\Users\Mauro Jasmin\Documents\DI\ARTIGOS\espelho organico.jpeg
Espelho formato orgânico

Em ambientes menores e estreitos como sala de jantar pequena e corredores por exemplo, podemos usar o espelho sem moldura em paredes opostas para dar a sensação de amplitude. Nesse caso, use-o na parede inteira pois assim será maior a sensação de amplitude e profundidade, porém, ATENÇÃO na imagem que irá refletir, se for uma parede  na frente desse espelho, tudo bem, contudo se ele estiver de frente para uma janela cuidado com a imagem que você vai trazer para dentro da sua casa, visto que se a paisagem desta janela for composta de árvores, está ótimo. Por outro lado, se a paisagem for a casa do vizinho, escolha outra parede para colocar esse espelho, afim de evitar imagens desagradáveis. Em resumo, seja cauteloso.

C:\Users\Mauro Jasmin\Documents\DI\ARTIGOS\espelho sala.jpeg
Amplitude na sala de jantar
C:\Users\Mauro Jasmin\Documents\DI\ARTIGOS\espelho corredor.jpeg
Profundidade no corredor estreito

Espelho pode ser utilizado de diversas formas. Desde a maneira mais comum que é emoldurado e preso na parede em cima de um aparador, por exemplo. Do mesmo modo como também apoiado no chão apenas encostando na parede. Uma forma super charmosa de posiciona-lo.  Outra forma interessante com o propósito de fugir do óbvio é utiliza-lo em composição com outros espelhos. Nesse caso a compoisção do estilo orgânico fica muito interessante e moderna. Assim como, outra possibilidade é compor o espelho com quadros, nessa hipótese é muito importante que as molduras combinem entre si.

C:\Users\Mauro Jasmin\Documents\DI\ARTIGOS\composiçao organico.jpeg
Composiçāo de espelhos orgânicos
C:\Users\Mauro Jasmin\Documents\DI\ARTIGOS\econstado na parede.jpeg
Encostado na parede
C:\Users\Mauro Jasmin\Documents\DI\ARTIGOS\espelho e quadro.jpeg
Composiçāo com quadros

Se você gosta de móvel espelhado utlize-o de maneira pontual e unitária. Nesse caso não utilize mais espelhos naquele ambiente. Deixe que esse móvel seja o único a utilizar esse material pois o excesso de espelho traz uma sensação desagradável, logo, desarmonico.

C:\Users\Mauro Jasmin\Documents\DI\ARTIGOS\movel espelhado vronze.jpeg
C:\Users\Mauro Jasmin\Documents\DI\ARTIGOS\movel espelhado.jpeg

Confira nossa seleção de espelhos:

C:\Users\Mauro Jasmin\Documents\DI\ARTIGOS\SELEÇAO ESPELHOS\ESPELHO PRETO.jpeg
Mobly
C:\Users\Mauro Jasmin\Documents\DI\ARTIGOS\SELEÇAO ESPELHOS\ESPELHO WESTWING.jpeg
Westwing now
C:\Users\Mauro Jasmin\Documents\DI\ARTIGOS\SELEÇAO ESPELHOS\leiner schein.jpeg
Kleiner Schein

                 

C:\Users\Mauro Jasmin\Documents\DI\ARTIGOS\SELEÇAO ESPELHOS\ESPELHO ONDO.jpeg
Ondo
C:\Users\Mauro Jasmin\Documents\DI\ARTIGOS\SELEÇAO ESPELHOS\espelho grande.jpeg
Westwing now

                                                   

A história do espelho

A primeira vez que o homem viu seu próprio reflexo foi na água. Segundo pesquisadores e historiadores, um dos primeiros espelhos de que se tem notícias foi encontrado na região do Egito antigo e datado de aproximadamente 3 mil anos antes de Cristo. Porém eles refletiam uma imagem completamente distorcida. Durante a Idade Média, este tipo de artigo só era acessível à nobreza. Contudo em 1373, em Veneza, a prata foi introduzida na produção de espelhos, mas ainda em conjunto com o estanho e o mercúrio. Isso melhorou em muito a nitidez das imagens refletidas. Ao passo que Veneza acabou, então, tornando-se uma das maiores produtoras de espelhos em uma supremacia que durou quase dois séculos.

Fonte: https://pt.khanacademy.org/science/3-ano/materia-e-energia-luz/fenmenos-luminosos/a/historia-dos-espelhos

Imagens: Pinterest

Gostou do artigo? Com o propósito de te ajudar , acesse o blog da Obra & lar e confira muito mais!



Compartilhe