fbpx
Sem categoria

Receita de Panetone recheado

A receita de Panetone recheado é perfeita para o fim de ano e tem uma história bem curiosa. O significado, em italiano, é Pão de Toni, e segundo a tradição foi criada por um homem apaixonado por uma moça.

A lenda diz que Toni trabalhava em uma padaria em Milão que se chamava Della Grazia. O prato é datado do século XV ou XVI e a ideia de Toni era agradar a filha do patrão, ou seja, a criação do pão doce foi por amor.

A receita de Panetone recheado chegou ao Brasil no início do século XX com a imigração italiana e foi evoluindo. Dessa forma, confira abaixo como preparar o prato para o Natal ou mesmo para outra época do ano.

Ingredientes para a receita de Panetone recheado

Essa receita de Panetone demanda pouquíssimos ingredientes e tem um custo baixo de preparação. Assim, a lista do que previdência é a seguinte:

  • 2 panetones tradicionais ou de sabor chocolate;
  • 1 barra de chocolate meio amargo de 250g
  • 2 dedos de licor (se você quiser);
  • ½ barra de chocolate ao leite
  • 1½ caixinha de creme de leite.

Se você quiser aumentar a quantidade, basta colocar mais ingredientes e usar um sistema de proporção para não ficar desigual.

Modo de preparo do panetone

Retire com cuidado o papel que fica ao redor dos panetones, em seguida corte as tampas e deixe-os reservados. Logo após, tire o miolo dos panetones e deixe um espaço de até 3cm das laterais e não jogo os miolos, apenas guarde-os.

A hora de preparar as trufas chegou e você precisará de uma vasilha, o passo é seguinte é colocar o creme de leite e levar ao micro-ondas por até 2 minutos. No entanto, com um minuto veja se não aquecido, a seguir confira os outros passos:

  • Quebre a barra de chocolate meio amargo em pedaços pequenos e coloque junto com o creme de leite;
  • Misture até ficar homogêneo e insira os miolos dos panetones, pois a ideia é fazê-los ficar envoltos com o chocolate.

A última coisa para preparar a receita da trufa é adicionar o licor, se você quiser, porque não é algo obrigatório.

Finalização da receita de Panetone recheado

Para finalizar a receita, prepare o recheio e para isso é simples: insira o recheio dentro do panetone e coloque a tampa para fechar. Contudo, ainda tem outros passos para serem seguidos, são eles:

  • Apanhe uma vasilha de vidro e quebre o chocolate ao leite em pedaços;
  • Coloque no micro-ondas até ficar totalmente derretido;
  • Com o auxílio de faca, mexa até ficar 100% derretido;
  • Pincele o chocolate na parte de fora do panetone levemente, porque pode ficar ruim para cortar depois;
  • Deixe na geladeira por alguns minutos até endurecer, posteriormente coloque em um saco plástico para que outras comidas não a toque.

A receita de Panetone recheado dura por até uma semana e serve até 5 pessoas, porém isso depende da fome que cada um tem. Por fim, fica o recado que o amor sempre vale a pena, afinal Toni tentou conquistar a amada e por isso criou um prato, hoje todo mundo pode provar essa delícia.

Compartilhe