fbpx
Sem categoria

Guia para escolher as cortinas da sua casa

Precisando dar aquela repaginada na sua casa? Então saiba que focar em apenas alguns itens decorativos pode fazer com que seu ambiente mude completamente. Seja uma cortina, uma almofada, um tapete… Mas afinal, você sabe como escolher cortinas?

São diversos tipos de modelos, estilos, tecidos, cores e tamanhos para compor com o ambiente. Por isso, quem não entende muito fica perdido em meio à tantas opções. Afinal, há cortinas de varão e de trilho, o que também muda a quantidade de pano para cobrir apenas a parte da janela ou, até mesmo, a parede toda!

Então se você deseja mergulhar neste incrível mundo e aprender como escolher cortinas, saiba que você está no lugar certo! Venha agora mesmo com a gente contemplar este guia completo, repleto de dicas para deixar o seu ambiente ainda mais gracioso e com a decoração correta. Confira a seguir.

Dicas sobre como escolher cortinas

Saiba qual será a função da cortina no ambiente

O primeiro passo, é entender o que você quer que a cortina realize no seu ambiente. Além disso, também é necessário entender o que o seu ambiente necessita. Assim, você consegue definir se precisa de uma peça para garantir privacidade, apenas para decorar, fazer o controle de luminosidade ou até mesmo controlar os ruídos externos.

Em meio a isto, saber qual é o tipo de iluminação interna do ambiente, se você já possui luminárias suficientes para iluminação ou se prefere uma iluminação natural, também são fatores fundamentais para decisão.

A partir dessas informações, fica mais fácil definir tamanho, tipo de tecido e o estilo da cortina.

Como escolher cortinas: acerte na quantidade de tecido

Calcular o tamanho do tecido é mais simples do que você imagina. Então nesta hora basta que você meça o tamanho de sua janela, porta ou qualquer outro local que deseja instalar este item. Depois, multiplique o valor medido por 2.

Veja a altura ideal da cortina para este local e acrescente 60 cm para que possa ser feito o cabeçote e a barra no tecido.

Por fim, para saber a metragem total de tecido a ser utilizado, multiplique um resultado pelo outro. Simples, não é mesmo?

Escolha a altura ideal 

Cortinas curtas ou do teto ao chão? Simples! Se o trecho entre o teto e a janela for de apenas 30 cm, aposte em cortinas longas. Além disso, para deixar o espaço ainda mais sofisticado e ter um alongamento do seu pé-direito, acrescente 4 cm a mais na barra da cortina.

Vale lembrar, contudo, que as cortinas curtas são ideais em quartos de crianças. Afinal, este espaço requer uma atmosfera mais descontraída e, além disso, evita acidentes.

Como escolher cortinas: Conheça as tendências da decoração

Esteja sempre atento às tendências. Hoje, por exemplo, são cortinas fluidas, com tecidos leves que estão tomando conta do mercado.

Aposte em cores neutras

Aposte em tons neutros para facilitar na decoração, ainda mais se ela já estiver feita. Assim, você consegue muito mais liberdade para criar e decorar ainda mais o seu ambiente com cores mais vibrantes.

Gostou dessas dicas? Então curta e compartilhe estas informações com seus amigos e familiares para ajudarmos a transformar o seu ambiente em incríveis decorações amadoras profissionais.

Compartilhe