fbpx
Casa e Decoração

Manutenção periódica. Detalhes que você precisa ficar atento em casa

manutenção periódica

Para garantir a durabilidade de um imóvel, é necessário realizar manutenção periódica. Pois, quando falamos em espaço comercial ou residência, as manutenções estão ligadas diretamente a qualidade de vida de todos que frequentam ou moram ali. 

Infiltrações, revestimentos estofados e rachaduras são apenas alguns detalhes que necessitam ficar sempre de olho para que, ao apresentar um mínimo de sinal, sejam reparados rapidamente para evitar os grandes problemas. 

Não se preocupe, pois nesse artigo você vai aprender como realizar as manutenções em casa. Para que você possa garantir mais segurança no imóvel, principalmente para a sua família. Veja! 

Manutenção Periódica

Na manutenção periódica, é muito importante observar para que possa realizar o processo logo no início para não agravar o problema. Por isso, veja alguns detalhes que você precisa ficar sempre atento em casa:

Revestimento de paredes e pisos

Observar como está o revestimento, pois vai muito além da estética do ambiente. Por isso, ao procurar os arranhões e manchas, por exemplo, é preciso verificar se o revestimento está rachado, preste a soltar ou oco, como os pisos, piscinas e paredes. 

Desse modo, você estará prevenindo acidentes, ferimentos leves e tropeções.

Rejuntes

Vai muito além de observar os revestimentos, os rejuntes também é um item muito importante. Pois, com o tempo, eles acabam se desgastando e acumulando as sujeiras indesejadas ou até mesmo deixar o revestimento mais fundo, o que pode tornar mais cortante e afiado. 

Nesse caso, na manutenção periódica deve ser retirado todo o rejunte e aplicado um novo. 

manutenção rejunte

Umidade

Para garantir a saúde de todos e o bem-estar de quem reside na casa, é preciso ficar de olho na umidade. 

Por isso, use os produtos que ajudam a reduzir a umidade dos cômodos da casa, além de procurar sempre pelas infiltrações, principalmente nos ambientes que já são naturalmente mais molhados, como cozinha e banheiro, fachadas e áreas externas, que são atingidas pelas chuvas constantemente. 

Para combater as infiltrações, pode-se aplicar impermeabilizantes e argamassas especiais. 

Telhas e calhas

A manutenção periódica nas calhas é de extrema importância. Por isso, cheque sempre o acúmulo de sujeiras e folhas, para evitar o entupimento e até mesmo o transbordamento das calhas. 

telhado manutenção

Além disso, você se protege contra a proliferação de mosquitos, como o Aedes Aegypti, que transmite diversas doenças graves, como a Zika, dengue e Chikungunya. 

Nas telhas, a manutenção é feita com material adequado para garantir que não tem nenhuma se soltando, o que possa provocar os possíveis vazamentos. 

Registros e torneiras

É imprescindível estar de olho nas torneiras, válvulas de descargas e registros de água em casa. Por isso, procure ficar sempre atento às infiltrações ou até mesmo nos problemas mais graves como, por exemplo, o encanamento envelhecido. 

manutenção

Frequência que as manutenções devem ser feitas

Não existe um tempo certo para realizar as manutenções periódicas, pois depende muito de qual material foi feito, região e até mesmo o nível de tráfego do imóvel. Portanto, indica-se realizar as inspeções pelo menos uma vez ao ano, com exceção das calhas, pois elas devem estar sempre limpas. 

Compartilhe