fbpx
Elétrica

Tomada por todos os lados. Quais são os pontos estratégicos para colocação de tomadas e interruptores.

Muitos não sabem onde colocar tomada e acredite: boa parte das pessoas não se lembram desse detalhe ao construir ou reformar um imóvel. No entanto, o principal é saber de uma coisa: em todos os cômodos devem ter tomadas.

Se no passado era frequente ter apenas uma tomada na sala, atualmente tudo mudou e muitos aparelhos eletrônicos foram criados. Por exemplo: codificador, videogame e além de precisar ter uma tomada por perto para carregar o celular.

Para entender onde colocar tomada, é primordial considerar a Norma ABNT NBR5410 e descobrir qual é a indicação. Sendo assim, confira a seguir as informações sobre tomadas e comece e encher a sua casa com elas.

Onde colocar tomada: O que a Norma NBR 5410 exige?

As regras gerais englobam a altura e distâncias, sempre entre as tomadas e interruptores. Portanto, a norma exige que para tomadas baixas seja de pelo menos 30cm e acredite: é melhor utilizar de 40 cm para cima.

O motivo é o fato de ficar mais para cima e não exigir que o corpo precise ser dobrado para utilizar a tomada. Ao mesmo tempo, é perfeito para pessoas que possuem deficiência física ou tenham algum problema na coluna.

Se a altura for média, a dica é colocar entre 1,30 e 1,40m, porque possibilita que fique em uma altura boa. Caso exista a necessidade de inserir tomadas altas, a Norma ABNT NBR5410 exige que seja entre 2,00 a 2,50m.

Uma dica importante é evitar que as tomadas baixas fiquem perto do chão, porque há risco de ocasionar algum acidente. Afinal, água e eletricidade não combinam e por isso que a dica é sempre ter atenção nisso.

Quais os locais mais adequados para inserir as tomadas?

A reposta depende da decoração e do cômodo, por exemplo: na sala as tomadas tendem a ser baixas. Por outro lado, na cozinha é frequente que a escolha seja por tomadas médias e que facilitem o acesso aos eletrodomésticos.

É muito comum, atualmente, existir uma grande quantidade de tomadas nas casas, já que muitos itens são utilizados. Contudo, a dica é procurar não exagerar e saiba: o mais importante é que a decoração esconda a tomada.

Imagine o seguinte cenário: alguém construiu uma cozinha compacta para fazer bolos e decidiu comprar a Tomada Tramontina Lux2. Em seguida, a pessoa efetua a instalação e confira a seguir como essa tomada a ajudou:

  • Em primeiro lugar, o ambiente é compacto e demanda que exista uma solução que não ocupe tanto espaço;
  • Por precisar utilizar fogão, geladeira, batedeira, é necessário ter uma opção que entregue três tomadas em uma só;
  • Se existir a necessidade de instalar mais uma tomada, ainda existe a possibilidade de adquirir a Tomada Fixa Ilumi 2;
  • Ou seja, utilizando apenas dois espaços, por meio das opções vendidas pela Obra&Lar, é possível ligar até cinco equipamentos nas duas tomadas.

Entender onde colocar tomada depende da decoração, porém é primordial ter a quantidade ideal para você. Por fim, procure inserir os interruptores em altura média e do lado contrário a porta de entrada do cômodo, pois facilita a abertura.

Leia também: Como fazer cortes de carnes dignos de churrascaria

Tagstomada
Compartilhe