fbpx
Elétrica

Disjuntores: Tudo o que você precisa saber.

Embora os Disjuntoressejam dispositivos muito conhecidos e inclusive, com certeza usado na sua casa, você já deve ter se perguntado para que serve isso? Ou por que existem vários tipos de disjuntor? Como funciona isso?

Explicaremos neste post as categortias de disjuntores que existem e suas funcionalidades dentro de cada uma. Ao final do artigo dúvidas como estas serão esclarecidas a você leitor.

Disjuntores elétricos

São componentes muito comuns e muito utilizados nos quadros de distribuição residenciais utilizados principalmente como elemento de proteção e seccionamento de circuitos, o disjuntor é comumente utilizado como substituto do fusível. Isso porque uma das vantagens do disjuntor sobre o fusível é que ele não é descartável.

O disjuntor é um dispositivo mecânico com a função de um interruptor com desarme automático, que é acionado quando o mesmo recebe uma corrente de sobrecarga ou curto-circuito. O disjuntor foi desenvolvido com o intuito de proteger os elementos existentes no circuito caso ocorra uma corrente de pico maior que o limite suportado pelo mesmo.

Entre os principais tipos de disjuntores estão o térmico, magnético e termomagnéticos.

Quais são os tipos de disjuntores?

Disjuntor térmico

Mecanicamente simples e robusto, é um componente relativamente barato. Por outro lado, não tem grande precisão de corrente. O disjuntor térmico funciona pelo princípio da deformação de uma lâmina bimetálica. Só deve ser usado contra aquecimentos, pois ele só entra em ação quando esquenta – por isso o nome. Não é possível utilizar este modelo na prevenção de curtos-circuitos.

Disjuntor magnético

Como próprio nome já diz, funciona baseado o eletrmagnetismo. Esse efeito é instantâneo, o que garante que uma alta precisão a este tipo de disjuntor. Possuem precisão incrível e velocidade de interrupção instantânea. Capaz de detectar sobrecargas e curtos-circuitos, pode ser um substituto dos antigos fusíveis. A desvantagem é que ele é um pouco mais caro e não pode ser ligado e desligado automaticamente.

Disjuntor termomagnético

O disjuntor termomagnético conhecido também como magnetotérmico, é uma junção do disjuntor térmico e magnético. Este tipo de dispositivo é muito utilizado em instalações comerciais e residenciais. Além de proteger contra sobrecargas, aquecimento e curtos, pode ser ser usado para ligar e desligar os circuitos manualmente.

Categoria de disjuntores

O dimensionamento do disjuntor é uma questão de segurança com eletricidade por esta razão deve-se tomar alguns cuidados para dimensioná-los. Para cada tipo de carga, faixa de corrente de ruptura e tempo de ruptura existe uma categoria adequada de disjuntor a ser usado, essas categorias ditam a curva de ruptura específica de cada uma.

As curvas de ruptura determinam o período de tempo e a faixa dos limites de corrente que o dispositivo suporta. Possuem basicamente três tipos:

Características curva B

No disjuntor de curva B, a corrente instantânea suportada será de 3 a 5 vezes a corrente nominal, logo, se tivermos um disjuntor de 10A, ele irá suportar uma corrente instantânea de no máximo 50A. Usado em circuitos de cargas resistivas em geral. Ex: chuveiros, aquecedores elétricos, circuitos TUG (Tomada de uso geral)

Características curva C

A curva Tipo C será mais robusto em relação a capacidade de suportar esta corrente instantânea, ele irá suportar de 5 a 10 vezes a corrente nominal da carga. Usado em circuitos de cargas indutivas em geral. Ex: Ar condicionado, bombas, circuitos de iluminação, sistemas de comando e controle.

Características curva D

A curva Tipo D terá por sua vez uma maior capacidade de suportar estas correntes instantâneas, que neste caso poderá ser entre 10 e 20 vezes a corrente nominal, utilizando novamente nosso exemplo teremos que um disjuntor de 10A suportará então até 200A de corrente instantânea. Usado em circuitos industriais. Ex: motores de grande porte, grandes transformadores, máquinas de solda.

Compartilhe