fbpx
Casa e Decoração

Como fazer cortes de carnes dignos de churrascaria

O corte é essencial para ter uma carne macia e suculenta. Dessa forma, vejamos agora algumas dicas sobre os cortes ideais para carnes.

Algumas carnes são mais difíceis de se cortar, pois são muito duras. Contudo, fazer cortes de carnes dignos de churrascaria é uma agilidade que leva um tempo para se aperfeiçoar, e uma carne macia como filé mignon, carré, fraldinha ou picanha facilitam esse processo.

Primeiramente, pode parecer uma tarefa simples antes de servir a carne no prato. Porem, a realidade é que cortar uma peça é um fator importantíssimo para manter a textura e sabor ideais de cada tipo de carne.

Sabia que é possível avaliar a qualidade de um restaurante apenas observando se os cortes das carnes são dignos de churrascaria? Sim. Portanto, vejamos a forma correta de cortar a carne de churrasco e se tornar um especialista.

Tipos de carnes, e seus respectivos cortes:

Picanha: A picanha normalmente é a carne preferida da maioria dos brasileiros. No entanto, Independentemente da forma com que ela for preparada, o corte deve ser sempre no sentido da fibra.

Maminha: A atenção ao corte da maminha deve começar antes do preparo. Mais precisamente, enquanto estiver temperando a carne, isso porque o ideal é fazer pequenos cortes ao longo da camada de gordura para que o sal consiga penetrá-la.

Igualmente, maminha logo após de assada, deve ser servida depressa, pois seu corte é diferente do corte da picanha. Nesse caso, deve-se cortar no sentido das fibras, para saborear uma carne mais macia ainda.

Carré: O carré de cordeiro é uma carne nobre, que impressiona muitas pessoas. Desse modo, durante o seu preparo são raspados todos os resíduos da carne ao longo dos ossos, e assim, apenas a carne de qualidade é mantida.

Filé mignon: para saber fazer cortes de carnes dignos de churrascaria, é imprescindível saber cortar o mignon. Pois este, é um dos cortes mais apreciados, porque o mínimo erro na hora de preparar a peça pode colocar toda a sua maciez a perder.

Nesse sentido, maioria dos restaurantes irá servir aos clientes o filé em pedaços de medalhões. Nesse caso, o corte será feito com dois centímetros de largura quando ainda crua, e assim, depois de assada, ela ficará um pouco mais estreita.

O segredo para o corte perfeito: a faca ideal.

Seja você um churrasqueiro amador ou um profissional, ter uma boa faca para churrasco faz toda a diferença. Todavia, uma boa faca de carne é um investimento que pode durar anos, e existem diferentes tipos de facas: de aço inox, aço damasco, com cabos e designs diferentes.

Assim, podemos concluir que, nesse caso, o segredo fundamental para um corte perfeito é a faca do churrasqueiro. Portanto, ela deve ser grande e muito bem afiada para que cada passada seja precisa e sem erros.

Dessa forma, aqui no site Obra&Lar, temos variados tipos de Facas Profissionais para que você possa fazer cortes de carnes dignos de churrascaria.

Compartilhe